LEIS
Nº 8069/90 - ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Lei n.º 10.098/94. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das
pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências
Nº 9394/96 - LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
Lei n.º 9.795/99, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação
Ambiental.
DOCUMENTOS INTERNACIONAIS
UNESCO
(1994) Declaração de Salamanca
(2005) A criança Descobrindo, Interpretando e Agindo sobre o Mundo – Série Fundo do Milênio para a primeira infância
ONU
(2006) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
RESOLUÇÕES
Resolução CNE/CP n.º 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
SE Nº 11/2008
Resolução CNE/CEB n.º 4/09 – Institui Diretrizes operacionais para atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade especial
Resolução CNE/CEB n.º 5/09 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Resolução CNE/CEB n.º 03/10 – Define Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Resolução CNE/CEB n.º 04/10 – Define Diretrizes Gerais para Educação Básica
DELIBERAÇÕES
09/97 - Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo
PARECERES
CEE Nº 67/1998 - Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais
LIVROS / ARTIGOS
A
ALMEIDA, Luciano & NASCIMENTO, Paulo Rogerio Barbosa
(2007) A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades
AQUINO, Júlio Groppa
(1996) Indisciplina: alternativas teóricas e práticas
AZANHA, José Mário Pires
(2007) A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades
(1996) Indisciplina: alternativas teóricas e práticas
AZANHA, José Mário Pires
B
BAKHTIN, Mikhail(2012) Estética da criação verbal
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel
(1999) Aprender e Ensinar na Educação Infantil
BEAUDOIN & TAYLOR
(2006) Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola
BIANCHETTI, Lucidio & FREIRE, Ida Mara
(2002) Um Olhar sobre a Diferença
BORGES, Cecília
(2005) A formação de docentes de Educação Física e seus saberes profissionais
BRENELLI, Rosely Palermo
(2008) O jogo como espaço para pensar. A construção de noções lógicas e aritméticas
C
CARDOSO, Beatriz; LERNER, Delia; NOGUEIRA, Neide; PEREZ, Tereza(2007) Ensinar: tarefa para profissionais
CARVALHO, Dione Lucchesi
(1992) Metodologia do ensino da Matemática
CARVALHO, Rosita Edler
(2005) Educação Inclusiva com os Pingos nos Is
CELANI, M. A. A.
(2003) Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática
CHRISPINO, Álvaro
(2007) Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação
COLL, César
(2006) O construtivismo na sala de aula
COLOMER, Tereza
(2002) Ensinar a ler, ensinar a compreender
D
DE LA TAILLE, Yves, OLIVEIRA, Marta Kohl & DANTAS, Heloisa(1992) Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão
DECÂNDIO, Fabrício de ;GAGNON, Roxane; DOLZ, Joaquim
(2010) Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem
DOLZ, Joaquim
(2004) Gêneros orais e escritos na escola
(2010) Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem
F
FERREIRO, Emilia
(1985) Psicogênese da Língua Escrita
(2010) Reflexões sobre alfabetização
FIORIN, J. L.
(2006) Introdução ao pensamento de Bakhtin
FREIRE, Paulo
(1985) Psicogênese da Língua Escrita
(2010) Reflexões sobre alfabetização
FIORIN, J. L.
(2006) Introdução ao pensamento de Bakhtin
FREIRE, Paulo
(2008) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente
(2010) Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem
GUENTHER, Zenita
(2000) Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão
GOMES, Candido Alberto
(2005) A educação em novas perspectivas sociológicas
G
GAGNON, Roxane; DOLZ, Joaquim; DECÂNDIO, Fabrício de(2010) Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem
GUENTHER, Zenita
(2000) Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão
GOMES, Candido Alberto
(2005) A educação em novas perspectivas sociológicas
H
HOFFMANN, Jussara(2000) Avaliação mediadora: uma prática da construção da pré-escola a universidade
(2001) Avaliar para promover: as setas do caminho
HUGUET, Teresa; BASSEDAS, Eulália; SOLÉ, Isabel
(1999) Aprender e Ensinar na Educação Infantil
K
KISHIMOTO, Tizuko Morchida(1997) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação
(2007) Pedagogia da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro
KLEIMAN, Ângela
(2008) Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça
(2008) O texto e a construção dos sentidos
L
LERNER, Délia(1995) A Matemática na Escola: Aqui e Agora
(2002) Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário
(2007) Ensinar: tarefa para profissionais
LIBÂNEO, J. C.
(2003) Educação Escolar: políticas, estrutura e organização
LOMAKINE, Luciana
(2007) Fazer, conhecer, interpretar e apreciar: a dança no contexto da escola
LUCKESI, Cipriano Carlos
(2011) Avaliação da aprendizagem escolar
M
MACEDO, Lino(2010) Ensaios Construtivistas
MANTOAN, Maria Teresa Egler
(2003) Inclusão Escolar: o que é ? por quê? como fazer?
MARTINS, Nilce Sant'Anna
(2008) Introdução à estilística: a expressividade na Língua Portuguesa
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira
(1996) Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas
MITTLER, Peter
(2003) Educação Inclusiva: contextos sociais
MOREIRA, Ana Angélica Albano
(2002) O espaço do desenho: a educação do educador
MORETTO, Vasco Pedro
(2010) Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo, Não um Acerto de Contas
MORIN, Edgar
(2001) Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro
N
NASCIMENTO, Paulo Rogerio Barbosa & ALMEIDA, Luciano(2007) A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades
NOGUEIRA, Neide; CARDOSO, Beatriz; LERNER, Delia; PEREZ, Tereza
(2007) Ensinar: tarefa para profissionais
O
OLIVEIRA, Zilma de Moraes R.(2010) Educação Infantil: Muitos Olhares
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzatto
(2007) Pedagogia da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro
P
PARRA, Cecília & SAIZ, Irma(1996) Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas
PEREZ, Tereza; CARDOSO, Beatriz; LERNER, Delia; NOGUEIRA, Neide
(2007) Ensinar: tarefa para profissionais
PERRENOUD, Philippe
(2000) 10 novas competências para ensinar
PINAZZA, Mônica Apezzatto; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida
(2007) Pedagogia da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro
R
RIOS, Terezinha Azerêdo(2005) Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade
(2011) Ética e competência
ROPOLI, Edilene Aparecida
(2010) A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva
S
SAIZ, Irma & PARRA, Cecília(1996) Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas
SASSAKI, Romeu Kazumi
(1997) Inclusão: construindo uma sociedade para todos
SAVIANI, Dermeval
(2010) História das idéias pedagógicas no Brasil
SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim
(2004) Gêneros orais e escritos na escola
SILVA, Tomaz Tadeu da
(2004) Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo
SMITH, Deborah Deutsch
(2008) Introdução à Educação Especial: ensinar em tempos de inclusão
SMOLE, K. S., DINIZ, M. I. & CÂNDIDO, P.
(2001) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática
SMOLKA, Ana Luíza Bustamante
(2003) A criança na fase inicial da escrita. Alfabetização como processo discursivo
SOLÉ, Isabel
(1998) Estratégias de leitura
(1999) Aprender e Ensinar na Educação Infantil
T
TOLEDO, Mauro & TOLEDO, Marília(1997) Didática da Matemática. Como Dois e Dois: A Construção Matemática
TOLEDO, Marília & TOLEDO, Mauro
(1997) Didática da Matemática. Como Dois e Dois: A Construção Matemática
V
VASCONCELLOS, Celso dos Santos(2008) Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma praxis transformadora
VEIGA, Ilma Passos Alencastro
(2001) Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível
VYGOTSKY, Lev Semenovitch
(2007) Formação social da mente
(2009) Imaginação e Criação na Infância: ensaio psicológico
W
WEISZ, Telma(2002) O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Z
ZABALA, A.
PUBLICAÇÕES
BRASIL
(1988) Constituição da República Federativa do Brasil - Artigo 205 ao 214MEC
(1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares(1998) Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª série: Temas Transversais
(1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais
(1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa
(2004) O Acesso de Alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular
(2004) Ensino Fundamental de Nove Anos
(2008) Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2009) Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
(2009) Práticas Cotidianas na Educação Infantil - bases para reflexão sobre as orientações curriculares
(2010) Brincadeira e interações nas diretrizes curriculares para a educação infantil: manual de orientação pedagógica: módulos I, II, III e IV
SEESP - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SP
(2009) Gestão do currículo na escola: caderno do gestor vol. 3 - Secretaria da Educação - SP(2010) Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias
(2012) Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação - Secretaria da Educação - SP