Encontre seu simulado:

14 de mar de 2014

Simulado: PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC/SEF (1998)

01. (VUNESP/2013) Na sociedade democrática, ao contrário do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não pode ser instrumento para a imposição, por parte do governo, de um projeto de sociedade e de nação. Diante dessa afirmação e do proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

(A) O projeto de sociedade e nação deve resultar do próprio processo democrático, nas suas dimensões mais amplas, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e a negociação política necessária para encontrar soluções para os conflitos sociais.
(B) Não se pode deixar de levar em conta que, na atual realidade brasileira, a profunda estratificação social e a injusta distribuição de renda têm funcionado como uma alavanca para que uma parte considerável da população possa fazer valer os seus direitos e interesses fundamentais.
(C)  Cabe ao cidadão comum o papel de assegurar que o pro-cesso democrático se desenvolva de modo que os entraves para a ascensão social diminuam cada vez mais.
(D) É papel da família investir na escola para que ela pre-pare e instrumentalize crianças e jovens para o processo democrático, forçando o acesso à educação de qualidade para todos.
(E)  É dever do professor garantir que os alunos tenham acesso e permanência na escola por meio de uma pro-posta educacional que tenha em vista a qualidade da formação oferecida a todos os estudantes.

GABARITO

01 - A

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...