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14 de mar. de 2014

Simulado: PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC/SEF (1998)


Texto na íntegra

1. (VUNESP/2013) Na sociedade democrática, ao contrário do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não pode ser instrumento para a imposição, por parte do governo, de um projeto de sociedade e de nação. Diante dessa afirmação e do proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.

(A) O projeto de sociedade e nação deve resultar do próprio processo democrático, nas suas dimensões mais amplas, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e a negociação política necessária para encontrar soluções para os conflitos sociais.
(B) Não se pode deixar de levar em conta que, na atual realidade brasileira, a profunda estratificação social e a injusta distribuição de renda têm funcionado como uma alavanca para que uma parte considerável da população possa fazer valer os seus direitos e interesses fundamentais.
(C)  Cabe ao cidadão comum o papel de assegurar que o pro-cesso democrático se desenvolva de modo que os entraves para a ascensão social diminuam cada vez mais.
(D) É papel da família investir na escola para que ela pre-pare e instrumentalize crianças e jovens para o processo democrático, forçando o acesso à educação de qualidade para todos.
(E)  É dever do professor garantir que os alunos tenham acesso e permanência na escola por meio de uma pro-posta educacional que tenha em vista a qualidade da formação oferecida a todos os estudantes.

2.(REIS & REIS/2019) Leia: 
A “pedagogia renovada” é uma concepção que inclui várias correntes que, de uma forma ou de outra, estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. Tais correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador de valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social. 
 Parâmetros curriculares nacionais, p.31. 

De acordo com a pedagogia renovada todas as respostas estão corretas, exceto: 

(A) O centro da atividade escolar não é o professor nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. 
(B) O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem. 
(C) Em oposição à Escola Tradicional, a Escola Nova destaca o princípio da aprendizagem por descoberta e estabelece que a atitude de aprendizagem parte do interesse dos alunos. 
(D) O professor não é visto, então, como facilitador no processo de busca de conhecimento que deve partir do aluno.

3.(REIS & REIS/2019) Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: 

I- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-adia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. 
II- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. 
III- saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. 
IV- questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. 

Podemos afirmar que: 

(A) I, II e III estão corretas. 
(B) I, III e IV estão corretas. 
(C) I, II, III e IV estão corretas. 
(D) II e III estão corretas. 

4.(REIS & REIS/2019) De acordo com os parâmetros curriculares a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro pilares, que são: 

(A) Aprender a viver sozinho, aprender a fazer, aprender a respeitar e aprender a ser 
(B) Aprender a conhecer os outros, aprender a fazer o melhor para si, aprender a viver com os outros e aprender a respeitar. 
(C) Aprender a conhecer o mundo, aprender a fazer sua parte, aprender a conviver com os outros e aprender a ser. 
(D) Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. 

5.(REIS & REIS/2019) A avaliação é hoje compreendida pelos educadores como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino, que envolve múltiplos aspectos. De acordo com o PCN podemos afirmar que: 

(A) A avaliação é uma ação que ocorre durante alguns momentos específicos do processo de ensino e aprendizagem e é caracterizado pelo fechamento das etapas finais e que envolve não somente o professor, mas também alunos, pais e a comunidade escolar. 
(B) A avaliação é uma análise que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e se caracteriza ao final de grandes etapas de trabalho e que envolve somente o professor e o aluno. 
(C) A avaliação é uma ação que ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem e não apenas em momentos específicos caracterizados como fechamento de grandes etapas de trabalho e que envolve não somente o professor, mas também alunos, pais e a comunidade escolar. 
(D) A avaliação é uma ação que ocorre de acordo com a necessidade e vontade dos alunos em momentos únicos caracterizados como fechamento de algumas etapas de trabalho e que envolve somente o professor.  


GABARITO

1 - A
2 - D
3 - C
4 - D
5 - C

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