01. (VUNESP/2013) Celani (2002) relata uma experiência com a formação contínua do professor em serviço e coloca a questão dos elementos da cultura dominante trazidos pelos professores-alunos que, na sua maioria, compreendem que aprender a ensinar é aprender receitas e técnicas. Para se conseguir uma trans-formação no pensar e no fazer dos professores-alunos, tornou-se muito útil o conceito de reculturação que é definido como:
(A) um processo de aculturação, em que um determinado grupo social (os professores-alunos) passa a assimilar e adotar elementos da cultura de outro (os professores do curso).
(B) uma cultura que não pode ser vista como uma maneira reversível de pensar, acreditar, agir e julgar, pois este é um processo dinâmico que contribui para a solução de problemas esporádicos.
(C) um processo reflexivo que conduz ao desenvolvimento de novos valores, crenças e normas, que leva à construção de novas concepções de ensino e de novas formas de profissionalismo.
(D) um momento crucial no processo de formação dos professores, no que tange às adequações da sua linguagem para a transformação do ensino por meio de uma perspectiva atitudinal.
(E) a aceitação do outro em sua totalidade; crianças e adolescentes têm direitos a serem respeitados, mas também seus educadores e demais profissionais, levando em consideração a doutrina da proteção integral.
GABARITO
01 – C
Nenhum comentário:
Postar um comentário