Encontre seu simulado:

7 de mar. de 2014

Simulado: Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática - M. A. A. Celani (2003)

01. (VUNESP/2013) Celani (2002) relata uma experiência com a formação contínua do professor em serviço e coloca a questão dos elementos da cultura dominante trazidos pelos professores-alunos que, na sua maioria, compreendem que aprender a ensinar é aprender receitas e técnicas. Para se conseguir uma trans-formação no pensar e no fazer dos professores-alunos, tornou-se muito útil o conceito de reculturação que é definido como:

(A) um processo de aculturação, em que um determinado grupo social (os professores-alunos) passa a assimilar e adotar elementos da cultura de outro (os professores do curso).
(B)  uma cultura que não pode ser vista como uma maneira reversível de pensar, acreditar, agir e julgar, pois este é um processo dinâmico que contribui para a solução de problemas esporádicos.
(C)  um processo reflexivo que conduz ao desenvolvimento de novos valores, crenças e normas, que leva à construção de novas concepções de ensino e de novas formas de profissionalismo.
(D) um momento crucial no processo de formação dos professores, no que tange às adequações da sua linguagem para a transformação do ensino por meio de uma perspectiva atitudinal.
(E)  a aceitação do outro em sua totalidade; crianças e adolescentes têm direitos a serem respeitados, mas também seus educadores e demais profissionais, levando em consideração a doutrina da proteção integral.

GABARITO

01 – C

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...