Encontre seu simulado:

9 de jun. de 2015

Simulado: Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais - PIRES, Célia Maria Carolino (2012)


01. (VUNESP/2014) Pires, em seu  livro  Educação  Matemática:  conversas com professores dos anos iniciais, discute, entre outros temas, os diferentes significados do campo multiplicativo. Para a autora, o campo multiplicativo é constituído

(A)  apenas da operação multiplicação, e os significados atribuídos são as ideias de: proporcionalidade, comparação, configuração retangular e combinatória.

(B)  apenas da operação multiplicação, e os significados atribuídos são as ideias de: proporcionalidade, transformação, configuração retangular e combinatória.

(C)  das operações multiplicação e divisão, cujos significados são as ideias de: proporcionalidade, comparação, configuração retangular e combinatória.

(D)  das operações multiplicação e divisão, cujos significados são as ideias de: proporcionalidade, transformação, configuração retangular e combinatória.

(E)  das operações multiplicação e divisão, cujos significados são as ideias de: proporcionalidade, transformação  positiva,  transformação  negativa,  configuração retangular e princípio da contagem.

02. (VUNESP/2014) Pires,  em  seu  livro  Educação  Matemática:  conversas com  professores  dos  anos iniciais,  discute em  um  dos capítulos os números racionais e seus significados. Essa autora considera que a proposta de trabalho com outros significados dos números racionais, além de parte-todo, ainda não é tão disseminada como necessário. Além do significado parte-todo, são discutidos nesse capítulo os significados seguintes:

(A)  quociente, razão, comparação e operador.

(B)  quociente, medida, razão e operador.

(C)  razão, comparação, transformação e medida.

(D)  medida, razão, quociente e composição.

(E)  produto, quociente, comparação e operador.

03. (VUNESP/2014) Ao abordar a organização curricular e a avaliação de conteúdos relacionados aos números naturais, Pires, no seu livro Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, comenta sobre a elaboração, pelo professor, de um planejamento com o objetivo de “possibilitar o processamento da aprendizagem”. Esse planejamento seria composto por três elementos: objetivos do professor para a aprendizagem dos alunos; plano do professor para as atividades do ensino; e expectativas do professor sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Para Pires, esse planejamento denomina-se

(A)  Aprendizagem Significativa.

(B)  Experiências Matemáticas.

(C)  Engenharia Didática.

(D)  Trajetória Hipotética de Aprendizagem.

(E)  Ativismo Empírico-concreto.

GABARITO

01 - C
02 - B
03 - D

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...