01. (VUNESP/2014) Pires, em seu livro Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, discute, entre outros temas, os diferentes significados do campo multiplicativo. Para a autora, o campo multiplicativo é constituído
(A) apenas da operação multiplicação, e os significados atribuídos são as ideias de: proporcionalidade, comparação, configuração retangular e combinatória.
(B) apenas da operação multiplicação, e os significados atribuídos são as ideias de: proporcionalidade, transformação, configuração retangular e combinatória.
(C) das operações multiplicação e divisão, cujos significados são as ideias de: proporcionalidade, comparação, configuração retangular e combinatória.
(D) das operações multiplicação e divisão, cujos significados são as ideias de: proporcionalidade, transformação, configuração retangular e combinatória.
(E) das operações multiplicação e divisão, cujos significados são as ideias de: proporcionalidade, transformação positiva, transformação negativa, configuração retangular e princípio da contagem.
02. (VUNESP/2014) Pires, em seu livro Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, discute em um dos capítulos os números racionais e seus significados. Essa autora considera que a proposta de trabalho com outros significados dos números racionais, além de parte-todo, ainda não é tão disseminada como necessário. Além do significado parte-todo, são discutidos nesse capítulo os significados seguintes:
(A) quociente, razão, comparação e operador.
(B) quociente, medida, razão e operador.
(C) razão, comparação, transformação e medida.
(D) medida, razão, quociente e composição.
(E) produto, quociente, comparação e operador.
03. (VUNESP/2014) Ao abordar a organização curricular e a avaliação de conteúdos relacionados aos números naturais, Pires, no seu livro Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, comenta sobre a elaboração, pelo professor, de um planejamento com o objetivo de “possibilitar o processamento da aprendizagem”. Esse planejamento seria composto por três elementos: objetivos do professor para a aprendizagem dos alunos; plano do professor para as atividades do ensino; e expectativas do professor sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Para Pires, esse planejamento denomina-se
(A) Aprendizagem Significativa.
(B) Experiências Matemáticas.
(C) Engenharia Didática.
(D) Trajetória Hipotética de Aprendizagem.
(E) Ativismo Empírico-concreto.
GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário