Encontre seu simulado:

18 de mar. de 2014

Simulado: Estratégias de leitura - SOLÉ, Isabel (1998)

Resumo

01. (VUNESP/2014) Leia a citação.

“Formar leitores autônomos também significa formar leitores  capazes  de  aprender  a  partir  dos  textos. Para isso, quem lê deve ser capaz de interrogar-se sobre sua própria compreensão, estabelecer relações entre o que lê e o que faz parte do seu acervo pessoal, questionar seu  conhecimento e modificá-lo, estabelecer  generalizações que permitam transferir o que foi aprendido para outros contextos diferentes.”
(Isabel Solé)

É correto dizer que para formar bons leitores, capazes de compreender o que leem, é preciso



(A) ensinar a técnica da leitura.

(B) ensinar a decodificação.

(C) motivá-los, despertar o gosto da leitura.

(D) ajudá-los a relacionarem o seu conhecimento pessoal com o que os textos oferecem.


(E) ensinar os significados das palavras.

02. (VUNESP/2014) Numa escola municipal que oferece do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, as professoras do quarto e do quinto ano vêm debatendo, nos horários de trabalho pedagógico coletivo, como desenvolver boas estratégias de leitura. Seguindo a orientação da  equipe técnica do sistema municipal, leram e discutiram a obra Estratégias de Leitura, escrita por Isabel Solé, que se apoia na perspectiva construtivista. Para essa autora, o ensino da leitura  deve  compor-se  de  estratégias  que  se constituem como

(A) um  método  com  técnicas  sequenciadas  de  leitura, graduadas por dificuldade dos textos, em que o professor oferece modelos de leitura de textos de diferentes tipos.

(B) uma estimulação ao esforço pessoal do aluno para ler, com situações de leitura compartilhada de textos
do seu interesse, desde que ligados a seu cotidiano de vida.

(C) uma ajuda do professor ao aluno, de modo que este possa construir seus aprendizados, tarefa na qual ele é insubstituível e que pode conduzi-lo à autonomia.

(D) um  apoio,  como  o  parceiro  mais  experiente,  lendo diariamente em voz alta para os alunos textos literários, informativos e científicos de diversas áreas.

(E) uma revolução no ensino de leitura, “jogando o aluno na água para que ele aprenda a nadar”, ou seja, inundando-o de textos para que aprenda a ler.

Considere a situação que segue para responder à questão nº 3

Alunos egressos do Ensino Fundamental I matricularam-se em uma escola de Ensino Fundamental II, próxima. Os professores que receberam esses alunos encaminharam a seus ex-­professores dados de avaliação que revelavam dificuldade de leitura desses estudantes. A avaliação diagnóstica, realizada na escola de Ensino Fundamental II, explicitou que os ex-­alunos da escola de Ensino Fundamental I decodificavam perfeitamente quaisquer tipos de materiais escritos, mas não conseguiam compreendê-­los.
Os professores do Fundamental I concordaram que esse problema, expressivo entre os seus ex-­alunos, é também explícito entre os seus alunos atuais. Desse modo, revelaram interesse em estudar para superar o problema de ensino-aprendizagem identificado.

03. (VUNESP/2013) A coordenadora pedagógica dessa escola de Ensino Fundamental I propôs à equipe de professores com a qual trabalha um estudo acerca do ensino de estratégias de leitura consideradas em Solé (1998): formular previsões e perguntas sobre o texto lido; esclarecer possíveis dúvidas e resumir as ideias do texto.
Após seis meses de utilização de tais estratégias, os professores observaram impacto positivo no desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

De acordo com Solé (1998), podemos afirmar que tal impacto está relacionado ao fato de que, por meio das estratégias de leitura, o professor ensina aos alunos que

(A) ler é um procedimento, assim é relevante assistirem aos processos/modelos de leitura, verem e entenderem como o professor utiliza tais estratégias, como faz uma interpretação de texto.

(B) o resumo é um instrumento de avaliação, assim comprometem-­se com o estudo da leitura compartilhada em sala de aula, a fim de compreenderem o texto explorado com ajuda do professor.

(C) a leitura para simples deleite deve ser secundarizada, em favor dos estudos dos textos didáticos, os quais contêm e promovem o acesso ao conhecimento válido e que será útil para a vida adulta.

(D) a complexidade que caracteriza a leitura pode ser enfrentada, pois a professora formula perguntas 
sobre o texto que os fazem identificar a ordem precisa dos fatos para a elaboração do resumo.

(E) durante a leitura e o estudo do texto, também são avaliados, uma vez que o professor pontua positivamente as participações, faz elogios, premia os alunos mais atentos e que acertam as respostas.

04. (VUNESP/2013) Segundo as indicações de Isabel Solé (1998), o professor pode desenvolver boas estratégias durante a leitura de textos com seus alunos, entre elas:

(A) antecipações ou criação de expectativas sobre o texto.

(B) localização do nome do autor na capa do livro.

(C) identificação de referências a outros textos.

(D) avaliação das informações ou opiniões emitidas no texto.

(E) avaliação crítica do texto.

GABARITO

01 - D
02 - C
03 - A
04 - C

Um comentário:

Jorge Luiz Antonio disse...

Leciono Português na Fatec Santana de Parnaíba e montei um curso de Estratégias de Leitura para os alunos.

Parabenizo, portanto, esse blogue.

Jorge Luiz Antonio
jlantonio@uol.com.br

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...