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25 de out de 2013

Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola - Beaudoin & Taylor

01. (VUNESP/2013) A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor) As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura

(A) promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma
evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento
menos agressivo dos alunos na escola.
(B) limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito
a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.
(C) expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.
(D) gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso
a instrumentos e meios de combater a violência.
(E) exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência
dentro da escola.

02. (VUNESP/2013) Os estudos sobre o bullying na escola, realizados por Beaudoin e Taylor (2006), mostram a importância de ações preventivas para evitar comportamentos agressivos e de violência entre os alunos e entre alunos e professores. As escolas são apresentadas como último berço da socialização para as crianças, e o ensino, uma das profissões mais sociais para os adultos. Entretanto, dentro da escola, crianças e adultos revelam uma profunda sensação de afastamento e de isolamento, que se intensifica ainda mais pelas inúmeras possibilidades de relacionamento. 

Para as autoras,

(A) a construção de vínculos significativos de alunos com seus colegas e com os professores na escola impede o surgimento de sérios problemas entre os alunos, como as brigas, a competição, o desrespeito e o bullying, além de evitar o tédio.
(B) o estabelecimento de normas e a exigência rigorosa do seu cumprimento afastam os alunos mal intencionados de eventuais atitudes agressivas. Essas normas devem ser declaradas a todos para evitar que aleguem desconhecimento.
(C) a divulgação de penalidades aplicadas em alunos que apresentam comportamento agressivo é fundamental para eliminar esse tipo de atitude dentro da escola. Essa ação inibidora da agressividade deve ser aplicada pelo colegiado da escola.
(D) o bullying só se resolverá a partir de encontros de estudos entre pais e mestres que, juntos, buscam uma
solução para o problema com ajuda de psicólogo.
(E) faz-se necessário programar exercícios, com um roteiro previamente estabelecido e avaliado por
especialista, para desenvolver vínculos significativos entre alunos e entre esses e o professor.

GABARITO

1 -
2 - A

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