Clique aqui para baixar o texto "Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação" de Álvaro Chrispino
1. (VUNESP/2012) De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,
1. (VUNESP/2012) De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,
(A) cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os
avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola
com sua comunidade e o seu entorno.
(B) com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de
resolver as diferenças pessoais ou grupais.
(C) uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença
de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das
pessoas.
(D) é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar
os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom
rendimento dos alunos.
(E) não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma
boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.
2. (VUNESP/2013) Em uma reunião do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais “enérgicas” com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito é algo ruim e deve ser extirpado.
Analisando o ponto de vista desses professores, é correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles
(A) têm razão ao propor medidas mais “enérgicas”, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislação vigente.
(B) deveriam recorrer a instâncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente.
(C) poderiam ter explicitado com maior exatidão quais os tipos de medidas cabíveis para a eliminação do conflito na escola.
(D) estão equivocados, pois o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, quer contemporânea,
quer antiga.
(E) esqueceram-se de mencionar que o conflito é também a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminação do ambiente escolar.
2. (VUNESP/2013) Em uma reunião do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais “enérgicas” com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito é algo ruim e deve ser extirpado.
Analisando o ponto de vista desses professores, é correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles
(A) têm razão ao propor medidas mais “enérgicas”, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislação vigente.
(B) deveriam recorrer a instâncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente.
(C) poderiam ter explicitado com maior exatidão quais os tipos de medidas cabíveis para a eliminação do conflito na escola.
(D) estão equivocados, pois o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, quer contemporânea,
quer antiga.
(E) esqueceram-se de mencionar que o conflito é também a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminação do ambiente escolar.
GABARITO
1 - B
2 - D
2 - D
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