RESUMOS >
- INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
- Currículo e Desenvolvimento Humano
- Professor Ulisses Vakirtzis
O Artigo 210 da Constituição Federal de 1988, determina como dever do Estado para com a educação fixar “conteúdo mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”.
(...) é preciso ter clareza sobre a concepção de educação, pois há uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação que informa as práticas educativas.
A escola é um espaço de ampliação da experiência humana. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana.
Não há (...) currículo ingênuo: ele sempre implica em uma opção e esta opção poderá ou não ser favorável ao processo de humanização.
Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos, ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, estando, assim, a serviço da diversidade.
O conhecimento é um bem comum, devendo, portanto, ser socializado a todos os seres humanos. O currículo é o instrumento por excelência desta socialização.
O processo de desenvolvimento humano se dá termos das transformações sucessivas que o caracterizam, transformações que são marcadas pela evolução biológica (que é constante para todos os seres humanos) e pela vivência cultural.
A ação da criança depende da maturação orgânica e das possibilidades que o meio lhe oferece: ela não poderá realizar uma ação (...) se a organização do seu meio físico e social não propiciar sua realização ou se os adultos não a ensinarem.
Os comportamentos e ações privilegiados em cada cultura são determinantes no processo de desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento tecnológico e o processo de globalização (...) modificaram os processos de desenvolvimento cultural por introduzirem novas formas de mediação.
Em sala de aula, não é somente o conteúdo que motiva, mas, sobretudo, como o professor trabalha com o conteúdo, seja ele da escrita, artes ou ciências.
Toda aprendizagem envolve a memória. Todo ser humano tem memória e utiliza seus conteúdos a todo o momento. São três os movimentos da memória: o de arquivar, o de evocar e o de esquecer.
MEMÓRIA EXPLÍCITA SEMÂNTICA
• Também chamada de declarativa, a memória explícita semântica inclui as memórias que podem ser explicitadas pela linguagem.
MEMÓRIA OPERACIONAL
• Como o próprio nome diz, a memória operacional se ocupa das operações, ou seja, um sistema de ações organizadas, segundo a natureza do comportamento.
Se considerarmos a evolução de nossa espécie, veremos que ela é pautada pela invenção (capacidade imaginativa), ou seja, pela criação de objetos, de sistemas, de linguagens, tecnologia, teorias, ciência, arte, códigos, etc.
Vygotsky trata da diferença entre reprodução e criação: ambas atividades têm apoio na memória, mas diferem pelo alcance temporal.
A imaginação cria condições de aprendizagem. A imaginação motiva. Muitos educadores concordarão que a motivação é um fator importante para o educando aprender. Motivar implica em mobilização para, interesse em, envolvimento com o objeto de aprendizagem. Esta disponibilidade para aprender envolve, do ponto de vista psicológico, a imaginação.
Para que ocorra a aprendizagem é necessário retomar-se o conteúdo em momentos diferentes, pois o domínio de um conteúdo dá-se ao longo do tempo. Trabalhar muitas vezes o mesmo conteúdo, de formas diferentes, promove a ampliação progressiva dos conceitos.
Currículos são os conteúdos, as informações e as atividades humanas necessárias para formar novas memórias que servirão de suporte para aquisição de conhecimentos posteriores, assim como para tomada de decisão e solução de problemas na vida cotidiana.
A atividade de estudo mais essencial à espécie é a leitura.
Inserida no tecido social, a escola tem uma dimensão política que se reflete na dinâmica da sala de aula e, evidentemente, na formação do ser humano.
Disponível em:
<http://pt.slideshare.net/Vakirtzis/4-indagaes-sobre-o-currculo-slim?qid=4b4d897c-f570-476f-8e61-ef821036c690&v=qf1&b=&from_search=4> Acesso em: 2 jun 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário