Encontre seu simulado:

5 de mar. de 2015

Simulado: A Matemática na Escola: Aqui e Agora. ZUNINO, Delia Lerner (1995)

Resumo

01. (VUNESP/2014) Segundo os PCN  (BRASIL,  1997), constata-se que a Matemática é tida como uma área de conhecimento importante, mas que os resultados obtidos em relação à sua  aprendizagem são insatisfatórios. Corroborando essa  problemática, encontramos uma pesquisa realizada por LERNER (1995), com professores, pais e alunos da  Venezuela,  que  mostrou  a  Matemática  como uma disciplina que desperta temor na maioria das pessoas. Lerner verificou que os professores entrevistados desconheciam o porquê de ensiná-la, postura essa que interfere no ensino e dificulta a aprendizagem da Matemática pelos alunos. Lerner elaborou uma síntese das diversas respostas que recebeu dos professores, a qual pode ser encontrada na alternativa que afirma que a Matemática tem importância porque

(A) é  necessária  para  o  ingresso  na  universidade;  instrumentaliza  para  responder  algumas exigências práticas da vida diária, as quais englobam situações domésticas e sociais.

(B) prepara a criança para raciocinar com rapidez e porque  se  deve  saber  utilizá-la  na  vida  diária; é uma disciplina que ajuda a compreender as demais matérias; é uma ciência “muito completa”, porque é exata.

(C) é exigida para aqueles que pretendem realizar estudos futuros, universitários ou não, nos casos em que o acesso a eles depende da verificação do conhecimento da Matemática.

(D) é indispensável  para  todos  aqueles  que  desejam seguir carreiras ligada às Ciências da Natureza que envolvem o estudo da Física e da Química nos currículos de seus cursos de graduação.

(E) prepara os indivíduos, desde crianças, para lidar com as coisas práticas da vida, como, por exemplo, fazer medidas, lidar com o dinheiro, conferir pagamentos e receber troco sem serem ludibriados.

GABARITO

01 - B

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...