01. (VUNESP/2014) O professor Alexandre, ao ministrar o conteúdo de Sistema de Numeração Decimal (Valor posicional – agrupamentos e trocas), propôs, com base na obra de TOLEDO e TOLEDO (1997), a atividade “Fábrica de Fósforos”. Essa atividade consistiu em dar a cada criança uma quantidade de palitos de fósforos, os quais deveriam ser colocados em caixas, de modo que em cada caixa houvesse exatamente 10 palitos. A seguir, cada 10 caixas foram colocadas em 1 saquinho de papel, de modo que pudesse ser feita a troca de 10 palitos por 1 caixa, 10 caixas por 1 saquinho. Nessa atividade, as crianças trabalharam trocas na base 10, de forma lúdica.
Pela descrição da atividade desenvolvida, pode-se afirmar que o(s) objetivo(s) da atividade proposta pelo professor Alexandre era(m)
(A) identificar e ordenar números naturais; utilizar os números naturais em situações de contagem em ordenação; ordenar os números naturais por meio de palitos de fósforo; exercitar as quatro operações.
(B) retomar e ampliar o estudo das operações com números racionais, utilizando o recurso didático “Fábrica de Fósforos”, pois essa atividade leva o aluno a desempenhar um papel mais ativo na construção de seu conhecimento.
(C) oportunizar situações de agrupamento e troca por meio de atividades práticas; desenvolver a compreensão do valor posicional dos números; compreender o valor posicional dos números em situações matemáticas.
(D) proporcionar situação que verifica os conhecimentos adquiridos sobre as quatro operações, permitindo que as crianças comprovem seus próprios procedimentos e encontrem suas próprias soluções, a partir do lúdico.
(E) desenvolver o raciocínio lógico e estratégias pessoais de resolução de problemas; estabelecer relações
entre a matemática e a sua própria realidade; transpor as estratégias pessoais para a linguagem matemática.
GABARITO
01 - C
Um comentário:
Valeu :)
Postar um comentário