Encontre seu simulado:

5 de mar de 2015

Simulado: Didática da Matemática. Como Dois e Dois: A Construção Matemática - Mauro Toledo; Marília Toledo (1997)

01. (VUNESP/2014) O professor Alexandre, ao ministrar o conteúdo de Sistema de Numeração Decimal (Valor posicional – agrupamentos e trocas), propôs, com base na obra de TOLEDO e  TOLEDO  (1997), a  atividade “Fábrica  de  Fósforos”. Essa  atividade  consistiu  em  dar  a  cada  criança  uma quantidade de palitos de fósforos, os quais deveriam ser colocados em caixas, de modo que em cada caixa houvesse exatamente  10 palitos. A  seguir, cada 10  caixas foram colocadas em 1 saquinho de papel, de modo que pudesse  ser feita a troca de 10 palitos por 1 caixa, 10 caixas por 1 saquinho. Nessa atividade, as crianças trabalharam trocas na base 10, de forma lúdica.
Pela descrição da atividade desenvolvida, pode-se afirmar que o(s) objetivo(s) da atividade proposta pelo professor Alexandre era(m)

(A) identificar  e  ordenar  números  naturais;  utilizar  os números naturais em situações de contagem em ordenação; ordenar os números naturais por meio de palitos de fósforo; exercitar as quatro operações.

(B) retomar e ampliar o estudo das operações com números racionais, utilizando o recurso didático “Fábrica de Fósforos”, pois essa atividade leva o aluno a desempenhar um papel mais ativo na construção de seu conhecimento.

(C) oportunizar situações de agrupamento e troca por meio de atividades práticas; desenvolver a compreensão do valor posicional dos números; compreender o valor posicional dos números  em situações matemáticas.

(D) proporcionar situação que verifica os conhecimentos adquiridos sobre as quatro operações, permitindo que as crianças comprovem seus próprios procedimentos e encontrem suas próprias soluções, a partir do lúdico.

(E) desenvolver o raciocínio lógico e estratégias pessoais de resolução de problemas; estabelecer relações 
entre a matemática e a sua própria realidade; transpor as estratégias pessoais para a linguagem matemática.

GABARITO

01 - C

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...