Encontre seu simulado:

5 de mar. de 2015

Simulado: Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas - PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs.) (1996)

Resumo: O sistema de numeração: um problema didático. LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia
01. (VUNESP/2014) Em um ditado de números, foi solicitado aos alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental que escrevessem: setenta e cinco; seiscentos e cinquenta e sete; dois mil.

Ana, uma das alunas, produziu as seguintes escritas:

Beatriz, outra aluna da classe, escreveu esses números da seguinte maneira:

Analise  as  seguintes  afirmações  a  respeito  dessas escritas:

I. Ana e Beatriz sabem escrever corretamente o número 1000.

II. Ana e Beatriz elaboraram hipóteses a respeito da escrita dos números baseando-se nas informações que
extraíram da numeração falada.

III. Beatriz escreve convencionalmente todos os números compostos por dois algarismos.

IV. Beatriz, durante o ditado, deve ter copiado de outro colega  os  números  75  e  57,  pois  suas  escritas demonstram incoerência.

Levando  em  conta  as  ideias  de  Delia  Lerner  e  Patrícia Sadovsky, discutidas no texto “O sistema de numeração: um problema didático”, e considerando que as afirmações foram  feitas  baseando-se  apenas nas  escritas  citadas, pode-se dizer que são verdadeiras apenas as sentenças:

(A)  I e II.
(B)  I e III.
(C)  II e III.
(D)  I, II e III.

(E)  I, III e IV.

02. (VUNESP/2014) Beatriz  e  Leonardo, alunos do  último semestre de Pedagogia,  discutiam a missão dos educadores, conforme apresentada por PARRA (1996), isto é, preparar as novas gerações para o mundo em que terão que viver. Para isso, os  professores  precisam  estabelecer com os alunos um “contrato didático”, que segundo Brousseau, corresponde

(A) a um documento escrito que estabelece os critérios de avaliação, com o objetivo de se evitarem conflitos motivados pelo não entendimento dos procedimentos adotados pelo professor.

(B) a um contrato verbal que estabelece o convívio social entre todos os participantes da unidade escolar, com o objetivo de a aprendizagem ocorrer da melhor forma possível.

(C) a um documento escrito que deve ser assinado pelos alunos e seus responsáveis, com o objetivo de deixar claros o regimento, a filosofia e a proposta educacional da escola.

(D) à explicitação da totalidade de comportamentos do docente esperados pelo aluno e vice-versa, incluindo-se o saber e as maneiras como esse saber é tratado por ambas as partes.

(E) a  uma  proposta  escrita  entregue  pela  escola  aos alunos e a seus responsáveis, com o objetivo de se apresentar o Projeto Político Pedagógico da unidade educacional.

GABARITO

01 - A
02 - D

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...