Resumo: O sistema de numeração: um problema didático. LERNER, Delia; SADOVSKY, Patrícia |
Ana, uma das alunas, produziu as seguintes escritas:
Beatriz, outra aluna da classe, escreveu esses números da seguinte maneira:
Analise as seguintes afirmações a respeito dessas escritas:
I. Ana e Beatriz sabem escrever corretamente o número 1000.
II. Ana e Beatriz elaboraram hipóteses a respeito da escrita dos números baseando-se nas informações que
extraíram da numeração falada.
III. Beatriz escreve convencionalmente todos os números compostos por dois algarismos.
IV. Beatriz, durante o ditado, deve ter copiado de outro colega os números 75 e 57, pois suas escritas demonstram incoerência.
Levando em conta as ideias de Delia Lerner e Patrícia Sadovsky, discutidas no texto “O sistema de numeração: um problema didático”, e considerando que as afirmações foram feitas baseando-se apenas nas escritas citadas, pode-se dizer que são verdadeiras apenas as sentenças:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I, II e III.
(E) I, III e IV.
02. (VUNESP/2014) Beatriz e Leonardo, alunos do último semestre de Pedagogia, discutiam a missão dos educadores, conforme apresentada por PARRA (1996), isto é, preparar as novas gerações para o mundo em que terão que viver. Para isso, os professores precisam estabelecer com os alunos um “contrato didático”, que segundo Brousseau, corresponde
(A) a um documento escrito que estabelece os critérios de avaliação, com o objetivo de se evitarem conflitos motivados pelo não entendimento dos procedimentos adotados pelo professor.
(B) a um contrato verbal que estabelece o convívio social entre todos os participantes da unidade escolar, com o objetivo de a aprendizagem ocorrer da melhor forma possível.
(C) a um documento escrito que deve ser assinado pelos alunos e seus responsáveis, com o objetivo de deixar claros o regimento, a filosofia e a proposta educacional da escola.
(D) à explicitação da totalidade de comportamentos do docente esperados pelo aluno e vice-versa, incluindo-se o saber e as maneiras como esse saber é tratado por ambas as partes.
(E) a uma proposta escrita entregue pela escola aos alunos e a seus responsáveis, com o objetivo de se apresentar o Projeto Político Pedagógico da unidade educacional.
GABARITO
01 - A
02 - D
02 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário