Encontre seu simulado:

5 de mar. de 2015

Simulado: Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo, Não um Acerto de Contas - MORETTO, Vasco Pedro (2010)

Texto na íntegra
Resumo

01. (VUNESP/2014) Mirna e Lucila são professoras de uma escola municipal de Ensino Fundamental I do interior paulista. Para melhorar suas estratégias pedagógicas, elas decidiram estudar a obra Prova: um momento privilegiado de estudo. Não um acerto de contas de MORETTO (2010). Uma de suas compreensões  foi  a  de  que  o processo de construção/apropriação do conhecimento  pelos  alunos  é mediado pelo professor. Portanto, para obter sucesso nessa atividade de mediador, o docente deve agir de acordo com a perspectiva construtivista sociointeracionista,

(A) sendo imperioso que ele conheça os alunos um a um, porque é insuficiente que o professor saiba as características do grupo de alunos como um todo para planejar e executar suas intervenções pedagógicas.

(B) podendo deixar de definir seus objetivos de ensino, na  medida  em  que  saiba  muito  bem  os  conteúdos que deve ensinar, pois tais objetivos são dispensáveis por terem origem tecnicista.

(C) definindo com precisão os objetivos para avaliação da aprendizagem e considerando tudo o que é proposto, discutido e estudado em aula como material a ser avaliado, porque nada pode ser dispensado das provas.

(D)  levando em conta suas características pessoais para planejar  aulas expositivas. Assim, se o professor é muito tímido, ele precisa superar tal timidez ou então abandonar a docência.

(E) conhecendo psicossocial e cognitivamente seus alunos, pois é a partir dessas informações e das concepções prévias dos alunos que ele poderá adequar seu planejamento e suas estratégias de ensino.

GABARITO

01 - E

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...