Encontre seu simulado:

6 de mar. de 2015

Simulado: Pedagogia da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro - Júlia Oliveira-Formosinho; Tizuko Morchida Kishimoto; Mônica Apezzatto Pinazza (2007)

01. (VUNESP/2014) A professora Regina se utiliza de jogos nas suas aulas para as crianças do 2.º ano do Ensino Fundamental, e sua proposta de trabalho pauta-se no estudo de Fátima Vieira e Dalila Lino (in: OLIVEIRA-FORMOSINHO, KISHIMOTO e PINAZZA, 2007), que destaca as contribuições da teoria piagetiana para a pedagogia da infância.
Segundo as autoras, Piaget detectou, ao analisar os jogos de regras entre as crianças com idade de 3 a 9 anos, que as crianças de 3 anos tendiam a manipular o material de jogo conforme seus desejos e hábitos motores, portanto estavam na fase de regras motoras. As criança entre 4 e 6 anos jogavam por imitação, procurando repetir as regras que lhes eram transmitidas pelos mais velhos, não se preocupavam com a codificação das regras nem com seus companheiros de jogo, sendo essa, a fase do egocentrismo.
E, entre os 7 e 9 anos, as crianças

(A) apresentavam-se desinteressadas em cumprir as regras do jogo e em dominar os seus companheiros; 
suas interpretações sobre as regras eram inconsistentes, porque estavam na fase de integração psicomotora.

(B) mostravam-se  interessadas  em  cumprir  as  regras do jogo e em dominar os seus companheiros, mas 
as  suas  interpretações  sobre  as  regras  eram  nada consistentes,  porque  estavam  na  fase  de  cooperação nascente.

(C) estavam  interessadas  em  cumprir  rigidamente  as regras  do  jogo,  impondo  sanções  aos  colegas  que as descumpriam, porque se encontravam na fase do realismo psicossocial, a qual implica a obediência e a responsabilidade dos envolvidos.

(D) participavam ativamente da elaboração das regras, estabelecendo  castigos  aos  participantes  que  as 
transgredissem, por entenderem que há necessidade de regras para tudo, razão pela qual essa fase é denominada de absolutista real.

(E) refletiam sobre as regras e as instruções determinadas e fixadas externamente, isto é, impostas pelos adultos, pois já compreendiam o porquê da existência das regras e se encontravam na fase do realismo social.

GABARITO

01 - B

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...