01. (VUNESP/2014) Pesquisas realizadas nas últimas décadas, na área da educação escolar pública, têm levado em consideração a importância de que sua qualidade seja para todos, relacionando-a com a construção de uma sociedade democrática. Na busca de melhorar cada vez mais o ensino nessa direção, em diversos países, a formação continuada de educadores escolares e, particularmente, de professores tem sido objeto de pesquisas, como a que é explicitada por Delia LERNER, in CARDOSO, LERNER, NOGUEIRA e PEREZ (2007), utilizando a metodologia denominada “dupla conceitualização”, a qual consiste em oferecer aos docentes
(A) situações de aprendizagem organizadas de modo exemplar para que os professores as copiem em sua prática, relacionando-as com as práticas que viveram como alunos, quando criança, e relacionando-as com a didática teórica.
(B) duas oportunidades: análise crítica de suas práticas em sala de aula, à luz das atuais teorias de ensino, bem como oficinas de elaboração de estratégias didáticas para substituírem os procedimentos considerados errôneos.
(C) dois momentos: um teórico, de atualização conceitual, com leituras e palestras ao vivo ou em vídeo, seguido de outro prático, com múltiplas opções de oficinas para criar estratégias didáticas cativantes para os alunos.
(D) a vivência de situações adequadas de aprendizagem dos conteúdos que devem ou pretendem ensinar, bem como a reflexão tanto do processo de aprendizagem que viveram quanto do processo didático que o possibilitou.
(E) uma etapa de resgate da memória e do registro escrito do que viveram na escola, quando tinham a idade de seus atuais alunos, e outra de crítica daquelas práticas, por parte dos formadores, com fundamento científico.
GABARITO
01 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário