Encontre seu simulado:

6 de mar. de 2015

Simulado: Ensinar: tarefa para profissionais - Beatriz Cardoso; Delia Lerner; Neide Nogueira; Tereza Perez (2007)

01. (VUNESP/2014) Pesquisas  realizadas  nas  últimas  décadas,  na  área da educação escolar pública, têm levado em consideração a  importância  de  que  sua  qualidade  seja  para  todos, relacionando-a com a construção de uma sociedade democrática. Na busca de melhorar cada vez mais o ensino nessa direção, em diversos países, a formação continuada de educadores escolares e, particularmente, de professores tem sido objeto de pesquisas, como a que é explicitada por Delia LERNER, in CARDOSO, LERNER, NOGUEIRA e PEREZ  (2007),  utilizando a metodologia denominada “dupla conceitualização”, a qual consiste em oferecer aos docentes

(A) situações  de  aprendizagem  organizadas  de  modo exemplar para que os professores as copiem em sua prática,  relacionando-as  com  as  práticas  que  viveram como alunos, quando criança, e relacionando-as com a didática teórica.

(B) duas oportunidades: análise crítica de suas práticas em sala de aula, à luz das atuais teorias de ensino, bem como oficinas de elaboração de estratégias didáticas para substituírem os procedimentos considerados errôneos.

(C) dois  momentos:  um  teórico,  de  atualização  conceitual, com leituras e palestras ao vivo ou em vídeo, seguido  de  outro  prático,  com  múltiplas  opções  de oficinas  para  criar  estratégias  didáticas cativantes para os alunos.

(D) a vivência de situações adequadas de aprendizagem dos  conteúdos  que  devem  ou  pretendem ensinar, bem como a reflexão tanto do processo de aprendizagem que viveram quanto do processo didático que o possibilitou.

(E) uma  etapa  de  resgate  da  memória  e  do  registro escrito  do  que  viveram  na  escola,  quando tinham a  idade  de  seus  atuais  alunos,  e  outra  de  crítica daquelas  práticas,  por  parte  dos formadores, com fundamento científico.

GABARITO

01 - D

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...