Encontre seu simulado:

6 de fev. de 2020

15 desafios de lógica para você malhar seu cérebro


Nem só de números vive a área de exatas. Para se dar bem nesta matéria é necessário muito raciocínio lógico, interpretação de texto e foco para não cair em pegadinhas. Queime seus miolos e teste sua lógica resolvendo estes 15 desafios que separamos para você!


1. Qual é a sua colocação?

Se, durante uma corrida de carros, você deixa o segundo colocado pra trás, qual é a sua colocação após a ultrapassagem?

RESPOSTA: Se você ultrapassa o segundo colocado, assume o lugar dele, ficando em segundo!

2. Qual é o nome?

A mãe de Maria tem cinco filhas: Fafá, Fefê, Fifi, Fofó e? Qual é o nome da quinta filha?

RESPOSTA: Maria! Ora, se a mãe de Maria tem cinco filhas, sabemos que Maria é uma delas. Logo, podemos enumerar a prole da seguinte forma: 1 - Fafá, 2 - Fefe, 3 - Fifi, 4 - Fofo e 5 - (mas não menos importante) MARIA.

3. Quantas árvores?

No caminho de casa até o mercado, uma senhora conta 10 árvores a sua direita. Após as compras, ela volta para casa e conta 10 árvores a sua esquerda. Quantas árvores ela viu no total nesse dia?

RESPOSTA: 10. São as mesmas dez árvores vistas de diferentes perspectivas. Na ida, as árvores estavam à direita da mulher, mas na volta, quando ela estava no sentido contrário da rua, as plantas podiam ser vistas à esquerda.

4. Quantos gatos?

Em uma sala quadrada, temos um gato em cada canto. Cada gato vê outros três gatos. Quantos gatos há no total dentro da sala?

RESPOSTA: 4! Se a sala é um quadrado, logo, possui quatro cantos. E já sabemos que em cada um desses cantos há um gato, ou seja, quatro felinos estão na sala. Para confirmar essa ideia, ainda sabemos que cada um dos gatos consegue ver os outros três que estão na sala.

5. Ida à padaria

Fábio foi sozinho até a padaria no centro da cidade. Durante o percurso, encontrou duas garotas passeando com três cachorros, que estavam brincando com dois gatos, que, por sua vez, tinham dois donos. Quantos seres no total foram com Fábio até a padaria?

RESPOSTA: 0. Basta ler com atenção e interpretar o desafio: se Fábio foi sozinho até a padaria, então ninguém foi junto. Ele apenas "encontrou" uma série de seres pelo caminho.

6. Quanto voa?

Se uma borboleta vive cinco dias e a cada dia ela voa quatro metros, quantos metros ela terá percorrido em uma semana?

RESPOSTA: Se a borboleta vive cinco dias, ela terá morrido antes de uma semana (afinal, uma semana tem sete dias). No entanto, se considerarmos seu tempo de vida, sabemos que, em cinco dias, ela voou 20 metros, pois 5 x 4 = 20.

7. Tempo de escalada

Uma aranha está subindo um muro de 10 metros. Durante o dia, ela consegue subir dois metros, porém todas as noites, ela desce um metro. Em quanto tempo ela conseguirá chegar ao topo?

RESPOSTA: Se você disse 10 dias: errou! Como a aranha sobe dois metros, mas desce um, podemos dizer que ela faz um metro por dia. Logo, no primeiro dia, ela terá percorrido um metro, no segundo dia, dois metros e assim por diante até o oitavo dia, quando ela já terá subido oito metros. Então, durante o nono dia, ela subirá dois metros, ou seja, atingirá os dez correspondentes à altura do muro e chegará ao topo! Mesmo que ela espere até a noite e caia um metro, a questão só quer saber quando ela chegará ao topo e já sabemos que será durante o nono dia.

8. Passeio em família

Uma família resolveu passear de carro. Nele entraram 1 avô, 2 pais, 2 filhos e 1 neto. Qual o número mínimo de pessoas dentro do veículo, afinal?

RESPOSTA: Um dos homens é "avô" (1) do neto (2) e pai do "pai" (3). O pai, por sua vez é filho do avô e pai do filho. Logo, há um mínimo de três pessoas no carro.

9. Tempo de caçada

Três gatos pegam três ratos em três minutos. Sabendo disso, responda: quanto tempo 100 gatos levam para capturar 100 ratos?

RESPOSTA: 3 minutos. Pensar que eles levariam 100 minutos seria o mesmo que acreditar que cada gato leva um minuto para cumprir a tarefa, como se primeiro um gato tivesse capturado um rato em um minuto, enquanto os outros aguardavam pacientemente em fila para poderem pegar os demais ratinhos, em um minuto cada. No entanto, a interpretação mais coerente é a de que os gatos perseguiram os ratos ao mesmo tempo e levaram três minutos para pegarem todos. Logo, se três gatos levam três minutos, 100 gatos também usam o mesmo tempo para tal.

10. Flores no jardim

Em um jardim: A) todas as flores, menos duas são rosas; B) todas as flores, menos duas são margaridas; e C) todas as flores, menos duas são orquídeas. Quantas flores há no jardim?

RESPOSTA: 3. Do total de três flores, se uma é a rosa, as outras duas não são; se uma é a margarida, as outras não são, e assim por diante. Cada espécie é exatamente uma das flores do jardim, totalizando três.

11. Quanto é a dúzia?

Quanto é a metade do dobro de uma dúzia?

RESPOSTA: 12. A) Uma dúzia = 12. B) O dobro de uma dúzia = 2 x 12 = 24. C) A metade do dobro de uma dúzia = 24/2 = 12.

12. Quem é o sucessor?

Qual é o sucessor do dobro do antecessor do sucessor do triplo de 2?

RESPOSTA: 13. A) Triplo de 2 = 6. B) Sucessor do triplo de 2 = 6+1 = 7. C) Antecessor do sucessor do triplo de 2 = 7 - 1 = 6. D) Dobro do antecessor do sucessor do triplo de 2 = 2 x 6 = 12. E) Sucessor do dobro do antecessor do sucessor do triplo de 2 = 12 + 1 = 13.

13. O dia depois de amanhã

Se o amanhã de ontem era sexta-feira, que dia é o dia depois de amanhã de ontem?

RESPOSTA: Sábado. Se o amanhã de ontem era sexta, logo ontem foi quinta. E o dia depois do amanhã de uma quinta é sábado.

14. Quantas pessoas há na família?

Um casal tem seis filhos homens, cada filho tem uma irmã. Quantas pessoas há nessa família no total?

RESPOSTA: 9. Um casal = 2 pessoas. Se cada homem tem uma única irmã, logo a irmã é de todos eles.. Ou seja, 6 homens + 1 mulher. Totalizando: 2 + 6 + 1 = 9.

15. Qual é o total da soma?

Agora, uma conta que você deve fazer de cabeça! Só faça a conta com a calculadora depois de conferir se acertou (ou não). Comece com 1.000, some 40 e depois some mais 1.000. Adicione 30 e depois some mais 1.000. Agora, some mais 20 e volte a somar mais 1.000. Para finalizar junte mais 10 à conta. Qual é o total?

RESPOSTA: 4.100. Os desavisados podem até achar que a resposta seria 5.000, mas você pode confirmar o valor correto fazendo a conta na calculadora.





Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...