1.(FAUEL/2019) Considerando a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) homologada pelo Ministério da
Educação, É CORRETO afirmar que:
(A) Trata-se de um documento de referência, de
caráter normativo, que define o conjunto de artigos de
aprendizagens essenciais que todos os alunos de um
Estado da Federação devem desenvolver ao longo
das etapas e modalidades da Educação Básica.
(B) Trata-se de um documento de caráter geral,
que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagem que todos os alunos devem desenvolver
ao longo das etapas e modalidades da Educação
Fundamental.
(C) Trata-se de um documento de referência, de
caráter normativo, que define o conjunto orgânico e
progressivo de aprendizagem essenciais que todos
os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica.
(D) Trata-se de um documento de referência, de
caráter sugestivo, que define o conjunto progressivo
de aprendizagem essenciais que todos os alunos
brasileiros não devem desenvolver ao longo das
etapas e modalidades da Educação Básica.
2.(FUNDATEC/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à: I. Formação de professores. II. Avaliação. III. Elaboração de conteúdos educacionais.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.
3.(REIS & REIS/2019) De acordo com a BNCC, algumas competências gerais são, exceto:
(A) Criar tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas sociais, somente para se comunicar ou receber informações para adquirir conhecimentos, criar problemas e exercer protagonismo e autoria apenas na vida pessoal coletiva.
(B) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(C) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
(D) Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.(REIS & REIS/2019) Veja algumas competências específicas de linguagem para o ensino fundamental que estão na BNCC:
1) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3) Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
4) Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. Pode-se afirmar que as competências específicas de linguagem para o ensino fundamental estão corretas nas opções:
(A) 1 e 3
(B) 1 e 2
(C) 2, 3 e 4
(D) 1, 2, 3 e 4
5.(FAUEL/2019) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relata sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, sendo as duas etapas da Educação Básica, que requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas. Diante dessas afirmações, pode-se garantir que:
(A) Haja integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças.
(B) Haja alfabetização e continuidade dos processos de socialização das crianças.
(C) Haja integração e continuidade dos processos lúdicos das crianças.
(D) Haja socialização e continuidade dos processos psicológicos das crianças.
6.(FAUEL/2019) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) afirma que o ensino fundamental no contexto da educação básica é a etapa mais longa, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Pode-se afirmar que essa etapa tem quanto tempo de duração?
(A) Sete anos de duração.
(B) Nove anos de duração.
(C) Oito anos de duração.
(D) Dez anos de duração.
7.(FAUEL/2019) Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino religioso deve atender alguns objetivos, EXCETO qual?
(A) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
(B) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
(C) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para a decisão religiosa da sua vida, exercitando o respeito à sua concepção individual de ideias, de acordo com a Constituição Federal.
(D) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
2.(FUNDATEC/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à: I. Formação de professores. II. Avaliação. III. Elaboração de conteúdos educacionais.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.
3.(REIS & REIS/2019) De acordo com a BNCC, algumas competências gerais são, exceto:
(A) Criar tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas sociais, somente para se comunicar ou receber informações para adquirir conhecimentos, criar problemas e exercer protagonismo e autoria apenas na vida pessoal coletiva.
(B) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(C) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
(D) Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.(REIS & REIS/2019) Veja algumas competências específicas de linguagem para o ensino fundamental que estão na BNCC:
1) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3) Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
4) Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. Pode-se afirmar que as competências específicas de linguagem para o ensino fundamental estão corretas nas opções:
(A) 1 e 3
(B) 1 e 2
(C) 2, 3 e 4
(D) 1, 2, 3 e 4
5.(FAUEL/2019) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relata sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, sendo as duas etapas da Educação Básica, que requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas. Diante dessas afirmações, pode-se garantir que:
(A) Haja integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças.
(B) Haja alfabetização e continuidade dos processos de socialização das crianças.
(C) Haja integração e continuidade dos processos lúdicos das crianças.
(D) Haja socialização e continuidade dos processos psicológicos das crianças.
6.(FAUEL/2019) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) afirma que o ensino fundamental no contexto da educação básica é a etapa mais longa, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Pode-se afirmar que essa etapa tem quanto tempo de duração?
(A) Sete anos de duração.
(B) Nove anos de duração.
(C) Oito anos de duração.
(D) Dez anos de duração.
7.(FAUEL/2019) Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino religioso deve atender alguns objetivos, EXCETO qual?
(A) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
(B) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
(C) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para a decisão religiosa da sua vida, exercitando o respeito à sua concepção individual de ideias, de acordo com a Constituição Federal.
(D) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
GABARITO
1 - C
2 - E
3 - A
4 - D
5 - A
6 - B
7 - C
2 - E
3 - A
4 - D
5 - A
6 - B
7 - C
7 comentários:
Ótimas questões😊
Ótimo simulado!
Muito bom! Nos ajuda muito!
Boas essas questões
Muito bom
Excelente.
Ótimas questões !
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