Encontre seu simulado:

5 de mar. de 2015

Simulado: O jogo como espaço para pensar. A construção de noções lógicas e aritméticas - Rosely Palermo Brenelli (2008)

01. (VUNESP/2014) Em  reunião  de  planejamento  de  início  de  ano,  os  professores da escola municipal Dom João VI constataram que a maioria dos docentes que lecionam Matemática se depara com grande dificuldade de os educandos aprenderem o conteúdo que  lhes é ensinado, o que acaba acarretando baixos índices em avaliações como a Prova Brasil e o Saresp,  entre outras. Entretanto,  ficou  claro, também, que os professores que se utilizam de recursos lúdicos, tais como quebra-cabeças, jogos, charadas ou curiosidades, para ensinar Matemática, conseguem alcançar resultados de aprendizagem bem significativos.
Frente a essas constatações, os docentes concluíram ser importante persistir  no  estudo e no debate  para entender como esses recursos auxiliam na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, discutiram a obra de BRENELLI (2008), em que a autora, apoiada em Chateau, defende o jogo como

(A)  uma atividade agradável e desafiadora que envolve a obrigação de vencer o adversário, utilizando, para isso, os conhecimentos do programa de Matemática.

(B) uma ferramenta didático-pedagógica que proporciona liberdade aos alunos ao mesmo tempo que garante a disciplina em sala de aula.

(C) uma  estratégia  de  ensino  que  facilita  a  aprendizagem dos conceitos matemáticos porque os estudantes ficam atentos às explicações para vencer o jogo.

(D) uma  forma  lúdica  que  transforma  as  aulas  de  Matemática  em  situações  prazerosas, proporcionando sucesso nas avaliações externas.

(E) uma ponte entre o lúdico e o trabalho, que agrada a criança por apresentar dificuldade e desafio, passíveis de serem livremente superados.

GABARITO

01 - E

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...