Encontre seu simulado:

10 de jun. de 2014

Simulado: Documentos de identidade: introdução às teorias do currículo - Tomaz Tadeu da SILVA (2004)

01. (FGV/2013) Silva (2004) afirma que os textos de Paulo Freire têm implicações importantes para a teorização sobre o currículo.
A crítica de Paulo Freire ao currículo existente está sintetizada

(A) no conceito de educação bancária.
(B) no conceito de educação problematizadora.
(C) no conceito de mídia educação.
(D) no conceito de educação libertária.
(E) no conceito de educação multicultural.

02. (FGV/2013) Segundo Silva (2004), há várias perspectivas multiculturalistas.
Assinale a alternativa que apresenta a proposta da perspectiva multiculturalista liberal ou humanista.

(A) Enfatiza um currículo que ataca os valores da nacionalidade, da família e da herança cultural comum.
(B) Enfatiza um currículo que substitua as obras de excelência da produção intelectual ocidental por obras consideradas intelectualmente inferiores.
(C) Enfatiza um currículo em que as diferenças estão sendo constantemente produzidas através de relações de poder e que as diferenças não devem ser respeitadas.
(D) Enfatiza um currículo baseado nas ideias de tolerância, respeito e convivência harmoniosa entre as culturas.
(E) Enfatiza um currículo de múltiplas identidades e tradições culturais, fragmentando uma cultura nacional e comum.

03. (FGV/2013) Silva (2004) ao abordar as concepções de currículo, afirma que “é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos”.
Com relação aos tipos de currículo, analise as afirmativas a seguir.

I. O Currículo Real ocorre no espaço da sala de aula como resultado de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
II. O Currículo Oculto envolve aspectos do ambiente escolar que contribuem para aprendizagens sociais relevantes, englobando também atitudes,comportamentos,valores e orientações.
III. O Currículo Formal, estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional, é expresso em diretrizes curriculares.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta.
(B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

04. (FGV/2013) Leia o fragmento a seguir.
"As teorias do currículo não estão situadas num campo 'puramente' epistemológico, de competição entre 'puras' teorias. As teorias do currículo estão ativamente envolvidas na atividade de garantir consenso, de obter hegemonia. As teorias do currículo estão situadas num campo epistemológico social.
As teorias do currículo estão no centro de um território contestado." (Silva,2004,p.16)

Com relação à teoria do currículo, assinale a afirmativa correta.

(A) As teorias críticas de currículo enfatizam os conceitos pedagógicos de ensino e aprendizagem.
(B) Os conceitos de ensino, aprendizagem, multiculturalismo, emancipação e libertação são enfatizados  pela teoria tradicional de currículo.
(C) As teorias críticas e pós-críticas enfatizam seus questionamentos no entendimento do "o quê?", com a
finalidade de se conhecer o que está sendo estudado.
(D) Representação, cultura  e eficiência são conceitos abordados em uma perspectiva da teoria crítica.
(E) As teorias tradicionais concentram-se nas questões técnicas, sendo assim "teorias neutras”.

GABARITO

01 - A
02 - D
03 - E
04 - E

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...