1. De acordo com Azanha (2006), é correto afirmar que o(a)
(A) autonomia da escola ganha importância quando se limita a
uma maior liberdade dos professores em relação ao regimento escolar.
(B) tema da autonomia, desde o Manifesto dos pioneiros da
educação nova, tem recebido bastante atenção nas discussões acerca da gestão
democrática.
(C) autonomia da escola, numa sociedade democrática, é,
sobretudo, a possibilidade de ter uma compreensão própria das metas da tarefa
educativa numa democracia.
(D) unidade escolar, no exercício de sua autonomia, ao
elaborar e executar seu próprio projeto pedagógico, elimina divergências e
práticas escolares frustradoras.
(E) autonomia da escola significa a existência de um regime
próprio, o que, por si só, garante maior liberdade de professores e diretores.
2. Ao tecer algumas considerações acerca das entidades
“escola pública de trinta anos atrás” e “escola pública de hoje”, Azanha
defende o ponto de vista de que
(A) essas duas entidades são, na verdade, uma mesma
instituição, que antes cumpria bem suas funções e agora não.
(B) a “escola pública de hoje” enfrenta as mesmas condições
sociais e problemas que a “escola pública de trinta anos atrás” enfrentava.
(C) a “escola pública de ontem” cumpria satisfatoriamente as
mesmas funções sociais que a “escola pública de hoje” não cumpre.
(D) a instituição escolar de hoje é diferente da instituição
escolar de ontem, mudou a clientela, mudaram as práticas educativas etc.
(E) a “escola pública de hoje”, como um organismo vivo, está
deteriorada em relação à instituição escolar de ontem.
GABARITO
1 – E
2 - D
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