01. (VUNESP/2014) Com a finalidade de esclarecer aos demais docentes alguns aspectos importantes sobre a progressão continuada, o professor Alberto realizou uma palestra na unidade escolar em que trabalha. Em conformidade com a Deliberação CEE n.º 09/1997 e com a Indicação CEE n.º 08/1997, ele afirmou nesse evento que a progressão continuada é
(A) o mesmo que aprovação automática. No Estado de São Paulo, ela tem sido aplicada em todos os níveis de ensino, sendo uma medida efetiva na diminuição da evasão escolar e da melhoria geral da qualidade do ensino.
(B) uma das formas básicas de ensino, obrigatória para todas as escolas fundamentais públicas do país. Na
progressão continuada, não está prevista a reprovação, mas a recuperação, por meio de aulas de reforço
ministradas em contraturno escolar.
(C) uma estratégia de inclusão proposta pelo Conselho Estadual de Educação como resposta às críticas feitas pelos organismos internacionais frente aos dados de evasão e repetência obtidos por meio de pesquisas encabeçadas pela Unesco/ONU.
(D) uma política de governo que obriga os sistemas públicos de ensino a se organizarem em ciclos; o avanço dos discentes de um ciclo ao seguinte ocorre de modo automático; a retenção somente acontece quando as faltas do aluno superam o previsto em lei.
(E) uma estratégia que contribui para a viabilização da universalização da educação básica, da garantia de acesso e permanência das crianças em idade própria na escola, da melhoria geral da qualidade do ensino etc.
02. (VUNESP/2013) De acordo com a Deliberação n.º 09/97 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada deve garantir a
(A) o mesmo que aprovação automática. No Estado de São Paulo, ela tem sido aplicada em todos os níveis de ensino, sendo uma medida efetiva na diminuição da evasão escolar e da melhoria geral da qualidade do ensino.
(B) uma das formas básicas de ensino, obrigatória para todas as escolas fundamentais públicas do país. Na
progressão continuada, não está prevista a reprovação, mas a recuperação, por meio de aulas de reforço
ministradas em contraturno escolar.
(C) uma estratégia de inclusão proposta pelo Conselho Estadual de Educação como resposta às críticas feitas pelos organismos internacionais frente aos dados de evasão e repetência obtidos por meio de pesquisas encabeçadas pela Unesco/ONU.
(D) uma política de governo que obriga os sistemas públicos de ensino a se organizarem em ciclos; o avanço dos discentes de um ciclo ao seguinte ocorre de modo automático; a retenção somente acontece quando as faltas do aluno superam o previsto em lei.
(E) uma estratégia que contribui para a viabilização da universalização da educação básica, da garantia de acesso e permanência das crianças em idade própria na escola, da melhoria geral da qualidade do ensino etc.
02. (VUNESP/2013) De acordo com a Deliberação n.º 09/97 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada deve garantir a
(A) cuidadosa recuperação paralela aos alunos de inclusão, nas salas multifuncionais, em turno diverso.
(B) promoção automática dos alunos portadores de necessidades especiais, ao próximo ciclo, de acordo com sua idade.
(C) avaliação do processo de ensino-aprendizagem, que deve ser objeto de recuperação contínua e paralela.
(D) extinção de avaliações dos alunos de inclusão, no ciclo I, enquanto forem reclassificados em desacordo com sua idade.
(E) promoção automática, apenas aos alunos que forem reclassificados em turmas indicadas para reforço.
GABARITO
01 - E
02 - C
02 - C
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