Encontre seu simulado:

31 de out. de 2013

Simulado: Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade - Terezinha Azerêdo Rios

01. (VUNESP/2013) Em seu tempo livre, a professora Edna costuma se inteirar dos problemas sociais da comunidade na qual reside a maioria de seus alunos. E, em sala de aula, discute com seus alunos questões que dizem respeito à construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres.

Segundo Rios (2005), essa preocupação da professora Edna caracteriza-se como um trabalho na dimensão

(A) ética.
(B) política.
(C) estética.
(D) técnica.
(E) epistemológica.

02. (VUNESP/2013) Para Rios (2005), a “tarefa fundamental da educação, da escola, ao construir, reconstruir e socializar o conhecimento, é

(A) formar cidadãos, portanto contribuir para que as pessoas possam atuar criativamente no contexto social de que fazem parte...”
(B) capacitar os educandos para o acesso aos níveis mais elevados da pesquisa e da ciência...”
(C) instrumentalizar o indivíduo com as ferramentas necessárias para a superação dos desafios que se lhe impõem em um mundo globalizado.”
(D) desenvolver a autonomia em seus educandos, de modo que se tornem capazes de ‘aprender a aprender’ ao concluírem seus estudos.”
(E) suprir as necessidades concretas do mercado de trabalho, garantindo recursos humanos indispensáveis ao crescimento das indústrias.”

03. (VUNESP/2012)  Na ação docente, de acordo com Rios, construir a felicidadania, entre outras coisas, é:

I. reconhecer o outro, o qual, para o professor, na relação docente, é o aluno. É preciso considerar o aluno na perspectiva da igualdade na diferença, que é o espaço da justiça e da solidariedade;
II. traçar e desenvolver um projeto individual de traba-lho. Um projeto de escola é a soma de projetos individuais, os quais, em última análise, têm por finalidade a superação de dificuldades de aprendizagem;
III. lutar pela criação e pelo aperfeiçoamento de condições viabilizadoras do trabalho de boa qualidade. Essas condições encontram-se unicamente no docente, não dizem respeito à infraestrutura do local de trabalho.

Está correto o contido em

(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

GABARITO

01 - B
02 - A
03 - A

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, pelo material fornecido.

PATRICIA PEDAGOGA disse...

Parabéns o material é ótimo.

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...