01. (VUNESP/2014) Quando nos referimos à Educação Especial, é comum esquecermo-nos de que também os portadores de altas habilidades necessitam de um atendimento especializado (artigo 58 da Lei n.º 9.394/96, LDBEN). Preocupada com esses alunos, Zenita Guenther idealizou, na cidade de Lavras (MG), um espaço físico e social estruturado para a dinamização de uma metodologia que os contemplasse, o CEDET (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento). A partir das experiências concretas que GUENTHER teve nesse Centro, ela escreveu a obra Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão (2000). Tomando essa obra como referência, é correto dizer que
(A) toda criança que demonstrar ter talento ou uma capacidade mais pronunciada deve ser separada das
demais para receber atenção diferenciada, voltada especificamente a sua superdotação.
(B) os superdotados são indivíduos que se encontram no ápice do processo evolutivo; eles devem receber atenção e tratamentos diferenciados por que são seres muito especiais.
(C) o aluno superdotado, quando olvidado pela escola, tem cerca de 90% de probabilidade de ser cooptado por criminosos, pois estes sabem estimular seus dotes e levá-los à realização pessoal.
(D) apenas docentes especializados devem lecionar para crianças com altas habilidades, pois os docentes não especializados são inaptos e dificultarão o sucesso desses alunos na vida.
(E) uma das mais frequentes dificuldades que as crianças e adolescentes superdotados encontram na convivência interpessoal é o fato de se sentirem diferentes.
GABARITO
01 - E
Nenhum comentário:
Postar um comentário