36.(VUNESP/2014) Eliseu foi contratado por uma escola de Educação Infantil mantida por uma ONG, partícipe do Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância e que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Ao assumir a função docente, os responsáveis pela ONG solicitaram que Eliseu lesse o livro Cadernos Pedagógicos – volume 2, no qual havia orientações para trabalhar o corpo da criança, seguindo a concepção de que “somos um corpo” e não que “temos um corpo”. Segundo essa obra,
(A) as crianças pequenas precisam de atividades corporais para o seu desenvolvimento físico, mas, para o desenvolvimento cognitivo, os professores precisam propor, em sala de aula, exercícios voltados ao intelecto.
(B) a escola deve proporcionar brincadeiras espontâneas com diferentes materiais como bambolês, cordas, pinos, bolas, para o lazer; já o desenvolvimento físico exige exercícios dirigidos.
(C) o corpo e o movimento devem ocupar todos os tempos e lugares do Centro de Educação Infantil, pois a educação se dará sempre de forma integral, física e intelectual.
(D) as atividades corporais em espaço aberto são adequadas para trabalhar noções de medida, de tempo,
de espaço e conceitos matemáticos, que devem ser, posteriormente, sistematizados em sala de aula.
(E) atividades de relaxamento corporal, como as de escutar uma música lenta com os olhos fechados, espreguiçar-se, embora não auxiliem na conscientização corporal, são úteis para acalmar a criança.
GABARITO
01 - C
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