01. (VUNESP/2014) De acordo com o art. 2.º da Resolução SE n.º 02/2012, alterada no seu art. 4.º pela Resolução SE n.º 44/2012, os estudos de recuperação incluem a recuperação contínua e a recuperação intensiva. Em uma escola pública de ensino fundamental e médio, alguns professores de classe ou de disciplina com os respectivos professores auxiliares trabalham essas formas de recuperação a partir das contribuições de Paulo Freire em A Pedagogia da autonomia. Nesse sentido, atuam acertadamente, quando
(A) insistem em cópias e repetições de definições e fórmulas corretas introduzidas pelo professor da classe
ou disciplina, para que os alunos fixem o que ainda não dominaram.
(B) apresentam aos alunos os conteúdos dos quais eles precisam se apropriar, trabalhando sua curiosidade
epistemológica e insistindo na eliminação das percepções construídas no cotidiano.
(C) apresentam discursivamente os conteúdos a serem aprendidos, exigindo que os alunos não os interrompam em sua exposição, pois só assim poderão reproduzir conteúdos em provas.
(D) partem das experiências que os alunos já trazem de sua realidade pedagógica e social, possibilitando-lhes a passagem da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica.
(E) buscam eliminar a curiosidade ingênua dos alunos, pois ela impede o avanço em direção à curiosidade
epistemológica, o que requer contínuo reforço teórico conceitual.
02. (VUNESP/2013) Ao término do 9.º ano do ensino fundamental, o aluno Rafael apresentou resultado insatisfatório em dois componentes curriculares.
(A) insistem em cópias e repetições de definições e fórmulas corretas introduzidas pelo professor da classe
ou disciplina, para que os alunos fixem o que ainda não dominaram.
(B) apresentam aos alunos os conteúdos dos quais eles precisam se apropriar, trabalhando sua curiosidade
epistemológica e insistindo na eliminação das percepções construídas no cotidiano.
(C) apresentam discursivamente os conteúdos a serem aprendidos, exigindo que os alunos não os interrompam em sua exposição, pois só assim poderão reproduzir conteúdos em provas.
(D) partem das experiências que os alunos já trazem de sua realidade pedagógica e social, possibilitando-lhes a passagem da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica.
(E) buscam eliminar a curiosidade ingênua dos alunos, pois ela impede o avanço em direção à curiosidade
epistemológica, o que requer contínuo reforço teórico conceitual.
02. (VUNESP/2013) Ao término do 9.º ano do ensino fundamental, o aluno Rafael apresentou resultado insatisfatório em dois componentes curriculares.
Segundo o artigo 8.º da Resolução SE n.º 02/2012, ele
(A) pode ser promovido em regime de progressão parcial.
(B) deve cursar novamente o 9.º ano do ensino fundamental.
(C) pode cursar a 1.ª série do ensino médio, sendo dispensado de frequentar as disciplinas com defasagem de aprendizagem.
(D) deve fazer novos exames com os conteúdos das disciplinas com defasagem de aprendizagem.
(E) pode ser reprovado e ter de cursar novamente todas as disciplinas do 9.º ano do ensino fundamental.
03. (VUNESP/2013) O professor André, docente titular de cargo em uma escola da rede pública estadual, deseja ampliar sua jornada de trabalho com as classes e as aulas de recuperação intensiva.
Segundo a Resolução SE n.º 02/2012, artigo 10, isso
(A) pode ser feito depois que essas classes e aulas forem oferecidas aos professores auxiliares.
(B) não pode ser feito, pois essas classes e aulas devem ser atribuídas apenas aos ocupantes de função-atividade.
(C) é possível, desde que não haja docente ocupante de função-atividade interessado por elas.
(D) não pode ser feito, pois tais classes e aulas são geralmente oferecidas no contraturno.
(E) é perfeitamente possível, observadas as regras do processo regular de atribuição de classes e aulas.
04. (VUNESP/2013) De acordo com a Resolução SE n.º 2/2012, em seu art. 2.º, para assegurar ao aluno o direito de aprender e de concluir seus estudos dentro do itinerário regular do ensino fundamental ou médio, devem ser oferecidos pela escola os estudos de recuperação, como mecanismos de apoio aos processos de ensino, caracterizando-se basicamente como
(A) recuperação paralela com professor capacitado.
(B) classe especial e atendimento educacional especializado.
(C) recuperação intensiva com professor especializado.
(D) ensino itinerante e atendimento educacional especializado.
(E) estudos de recuperação contínua e de recuperação intensiva.
05. (VUNESP/2013) De acordo com a Resolução SE n.º 2/2012, em seu art. 7.º, a Recuperação Intensiva caracteriza-se como mecanismo de recuperação pedagógica, centrada _______________________, estruturando-se em _______________________ etapas.
(A) na promoção da aprendizagem do aluno, mediante atividades de ensino diferenciadas … 04 (quatro)
(B) em oportunidade de aprendizagem do Braille, mediante estratégias e procedimentos específicos … 03(três)
(C) em alternativas especiais de participação das famílias na escola, com a equipe gestora … 04 (quatro)
(D) em oportunidades de comunicação alternativa com a comunidade e os professores … 02(duas)
(E) em estudos especiais e determinados pelos médicos especializados e os psicopedagogos … 02 (duas)
06. (VUNESP/2013) De acordo com a Resolução SE n.º 2/2012, em seu art. 4.º, o Professor Auxiliar terá como função precípua ___________________ , mediante ___________________.
(A) contribuir para o melhor andamento da turma ou classe especial … o acompanhamento de alunos às atividades escolares em ambientes diferentes da sala de aula, como quadra de esportes, sala de informática ou pátio
(B) ajudar o professor da classe regular a distribuir a merenda para os alunos que não se alimentam sozinhos, assim como em sua higiene … o encaminhamento fonoaudiológico e de enfermagem
(C) apoiar o professor responsável pelas crianças na correção de trabalhos, auxílio nas tarefas de casa e orientação às famílias e cuidadores … o oferecimento de novas explicações e ajuda nas pesquisas na internet e na biblioteca
(D) contribuir para a melhoria da disciplina escolar, prevenindo agressões e conflitos … mediante conversas para a prevenção de comportamentos inadequados ou de indisciplina
(E) apoiar o professor responsável pela classe ou disciplina no desenvolvimento de atividades de ensino e de aprendizagem … atendimento individualizado ou em grupo, que propicie condições necessárias ao aluno para aprender nas situações de ensino asseguradas à classe
GABARITO
01 - D
02 - A
02 - A
03 - E
04 - E
05 - A
06 - E
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