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4 de mar. de 2015

Simulado: Ensino Fundamental de Nove Anos - Ministério da Educação (2004)

01.(VUNESP/2014) O documento “Ensino Fundamental de Nove Anos” (2004), do Ministério da Educação, trata da educação de qualidade social, da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos  e  da  organização  do  trabalho  pedagógico nesse ensino. Em relação à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, nesse documento, afirma-se, entre outros aspectos, que

(A)  o cuidado na sequência do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos de idade implica o conhecimento e a atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas, o que deve ser considerado nas orientações pedagógicas do Ensino Fundamental.

(B)  é preciso assegurar que os conteúdos e atividades da tradicional primeira série sejam transferidos para a aprendizagem das crianças de seis anos de idade, ampliando-se a quantidade de conteúdos que deverão ser oferecidos a essas crianças.

(C)  tal ampliação se concretiza, essencialmente, como mera  medida  administrativa  que  busca  o  alcance da qualidade social da educação, além de acelerar e antecipar o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças de seis anos ao cursarem o Ensino Fundamental.

(D)  a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental deve ser marcada pela redução e até pela eliminação dos jogos e brincadeiras infantis para que as crianças assumam o disciplinamento presente na nova etapa de ensino.

(E) o processo de leitura e escrita se inicia aos seis anos para todas as crianças dessa idade, o que necessita ser  levado  em  conta  no  processo  de  alfabetização pelo  conjunto  dos  professores  do  primeiro  ano do Ensino Fundamental.

GABARITO

01 - A

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