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4 de mar. de 2015

Simulado: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009 CNE/CEB

Texto na íntegra





Considere  a  situação  descrita  a  seguir  para  responder  às questões de números 01 e 02.

Os profissionais da Escola de Educação Infantil Cristal, de uma cidade paulista, estão analisando sua Proposta Pedagógica, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Res. CNE/CEB n.º 5/2009), a qual destaca os princípios éticos, políticos e estéticos a serem respeitados nas propostas de cada escola. 

1.(VUNESP/2014) Tendo a equipe escolar estabelecido no seu projeto pedagógico a criação de uma brinquedoteca, passou a discutir a  organização  do  espaço  e  os  tipos  de  brinquedos  que deveriam ser adquiridos, porque esses dois elementos são fundamentais para que as atividades lúdicas, tais como as brincadeiras de faz de conta e os diferentes tipos de jogos, propiciem

(A) entretenimento das crianças de um mesmo grupo de idade, assim como o seu desenvolvimento psicomotor e sua sociabilidade.
(B) a assimilação de papéis sociais adultos, como também o uso adequado do tempo livre quer na escola 
quer fora dela.
(C) a vivência lúdica dos papéis sociais adultos, além do desenvolvimento  do  espírito  de  competição, dominante na sociedade.
(D) a ampliação dos conhecimentos infantis, bem como o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade 
e da liberdade de expressão.
(E)  a ampliação dos conhecimentos experienciais, trazidos pela criança, bem como o desenvolvimento de 
seu senso de ordem e obediência.

2.(VUNESP/2014) Durante o decorrer de todo o processo, desde a intenção de dotar a escola de uma brinquedoteca até a efetiva instalação e funcionamento dela, foi se destacando a necessidade de capacitar os educadores visando a um melhor desenvolvimento das atividades infantis. De acordo com Andrade, in OLIVEIRA (2010), essa capacitação

(A) deve propor um trabalho do professor junto às crianças  na  brinquedoteca,  demonstrando,  por  meio de vídeos, como se dão o manuseio e a exploração dos brinquedos.
(B) deve ocorrer apenas quando necessária, pois, como as crianças já sabem brincar, a intervenção dos adultos nas brincadeiras é dispensável, precisando se aterem a evitar conflitos.
(C) deve  ser  continuada,  retomando  e  reproduzindo conteúdos  aprendidos  e  atividades  realizadas  nos cursos de formação inicial, cabendo ao professor a iniciativa para sua própria atualização.
(D)  precisa  ser  permanente  e  propiciar  aplicação das atividades aprendidas nos cursos, pois as crianças 
somente aprendem a brincar quando há a intervenção dos adultos.
(E) para ser relevante, além de discutir e propor um trabalho junto às crianças, deve permitir que os professores  experimentem  a  proposta  e  o  material  a  ser utilizado pelas crianças.

3.(FAUEL/2019) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é considerada educação infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a quantas horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição? 

(A) A dez horas diárias. 
(B) A cinco horas diárias. 
(C) A oito horas diárias. 
(D) A sete horas diárias. 

4.(FAUEL/2019) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam como proposta pedagógica para as crianças indígenas a autonomia na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, garantindo para os povos que optarem pela educação infantil: 
I - Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo. 
II - Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças. 
III - Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade. 
IV - Adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a atender as demandas de cada povo indígena. 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA: 

(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
(B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
(C) Apenas a afirmativas II, III e IV estão corretas. 
(D) Todas as afirmativas estão corretas.

5.(FAUEL/2019) Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo – lhes: 

(A) A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. 
(B) Desenhos feitos pelas crianças, que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. 
(C) Utilização de um único registro realizado pelos pais (como por exemplo: fotografias). 
(D) A retenção das crianças na educação infantil quando necessário. 

GABARITO

1 - D 
2 - E
3 - D
4 - D
5 - A

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