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4 de mar de 2015

Simulado: Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009 CNE/CEB - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil



Considere  a  situação  descrita  a  seguir  para  responder  às questões de números 01 e 02.

Os profissionais da Escola de Educação Infantil Cristal, de uma cidade paulista, estão analisando sua Proposta Pedagógica, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Res. CNE/CEB n.º 5/2009), a qual destaca os princípios éticos, políticos e estéticos a serem respeitados nas propostas de cada escola. 

01.(VUNESP/2014) Tendo a equipe escolar estabelecido no seu projeto pedagógico a criação de uma brinquedoteca, passou a discutir a  organização  do  espaço  e  os  tipos  de  brinquedos  que deveriam ser adquiridos, porque esses dois elementos são fundamentais para que as atividades lúdicas, tais como as brincadeiras de faz de conta e os diferentes tipos de jogos, propiciem

(A) entretenimento das crianças de um mesmo grupo de idade, assim como o seu desenvolvimento psicomotor e sua sociabilidade.

(B) a assimilação de papéis sociais adultos, como também o uso adequado do tempo livre quer na escola 
quer fora dela.

(C) a vivência lúdica dos papéis sociais adultos, além do desenvolvimento  do  espírito  de  competição, dominante na sociedade.

(D) a ampliação dos conhecimentos infantis, bem como o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade 
e da liberdade de expressão.

(E)  a ampliação dos conhecimentos experienciais, trazidos pela criança, bem como o desenvolvimento de 
seu senso de ordem e obediência.

02.(VUNESP/2014) Durante o decorrer de todo o processo, desde a intenção de dotar a escola de uma brinquedoteca até a efetiva instalação e funcionamento dela, foi se destacando a necessidade de capacitar os educadores visando a um melhor desenvolvimento das atividades infantis. De acordo com Andrade, in OLIVEIRA (2010), essa capacitação

(A) deve propor um trabalho do professor junto às crianças  na  brinquedoteca,  demonstrando,  por  meio de vídeos, como se dão o manuseio e a exploração dos brinquedos.

(B) deve ocorrer apenas quando necessária, pois, como as crianças já sabem brincar, a intervenção dos adultos nas brincadeiras é dispensável, precisando se aterem a evitar conflitos.

(C) deve  ser  continuada,  retomando  e  reproduzindo conteúdos  aprendidos  e  atividades  realizadas  nos cursos de formação inicial, cabendo ao professor a iniciativa para sua própria atualização.

(D)  precisa  ser  permanente  e  propiciar  aplicação das atividades aprendidas nos cursos, pois as crianças 
somente aprendem a brincar quando há a intervenção dos adultos.

(E) para ser relevante, além de discutir e propor um trabalho junto às crianças, deve permitir que os professores  experimentem  a  proposta  e  o  material  a  ser utilizado pelas crianças.

GABARITO

01 - D 
02 - E

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