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21 de jun. de 2014

Simulado: Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias (2010)

Ensino da língua portuguesa

Para responder às questões de números 01 e 02, considere as seguintes informações: Em conformidade com o Currículo do Estado de São Paulo, no planejamento de Língua Portuguesa da 2.ª série do Ensino Médio, está previsto para leitura e expressão escrita do texto literário o gênero conto.

01.(VUNESP/2012) Os professores decidiram trabalhar contos do Realismo e do Modernismo brasileiros. Nesse sentido, poderão se valer, respectivamente, das obras de

(A) Machado de Assis, explorando a ideia das máscaras que naturalmente o homem vai incorporando à sua própria existência; e de Lygia Fagundes Telles, explorando a narrativa intimista.
(B) Lima Barreto, explorando a narrativa ufanista e a necessidade de uma nação independente culturalmente; e de Clarice Lispector, explorando o perfil psicológico das personagens.
(C)  Guimarães Rosa, explorando a prosa regional, marcada em seus textos por uma sintaxe que reinventa a prosódia das personagens; e de Dalton Trevisan, que pontua a narrativa de ficção com o mistério.
(D) Álvares de Azevedo, explorando o exótico e o macabro em suas narrativas ambientadas na noite; e de Luiz Fernando Veríssimo, que leva o humor e a espontaneidade à criação das narrativas.

02.(VUNESP/2012) Com base no Currículo do Estado de São Paulo, ao optarem pelos contos selecionados, os professores trabalharão o gênero como

(A) produção artística que deve ser a fonte exclusiva de exemplos para o trabalho com a norma-padrão.
(B)  acontecimento social em que se articulam língua e literatura.
(C)  expressão artística em cuja materialidade linguística está ausente a subjetividade.
(D) apropriação da língua para transmissão de valores éticos e morais em sala de aula.

03.(VUNESP/2012) No que diz respeito às relações entre educação e tecnologia, o Currículo do Estado de São Paulo deixa claro que é preciso

(A) desenvolver a alfabetização tecnológica, especialmente com a garantia de que todas as disciplinas curriculares sejam ofertadas em laboratórios de informática para que os alunos, desde cedo, interajam com a tecnologia.
(B)  incentivar a alfabetização tecnológica, entendida sobre-tudo pelo fato de se aprender a lidar com um computador dentro da realidade escolar, como forma de fortalecer o entendimento das diversas disciplinas curriculares.
(C)  relativizar o papel da escola quanto à promoção da alfabetização tecnológica, uma vez que cabe à família o papel principal de garantir o contato das crianças com os computadores e os recursos que eles disponibilizam.
(D) promover a alfabetização tecnológica, que vai muito além de aprender a lidar com computadores, entendendo-se as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das práticas sociais, culturais e produtivas.



GABARITO

01 - A
02 - B
03 - D

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