Ensino da língua
portuguesa
Para responder às questões de números 01 e 02, considere as seguintes informações: Em conformidade com o Currículo do Estado de São Paulo, no planejamento de Língua Portuguesa da 2.ª série do Ensino Médio, está previsto para leitura e expressão escrita do texto literário o gênero conto.
Para responder às questões de números 01 e 02, considere as seguintes informações: Em conformidade com o Currículo do Estado de São Paulo, no planejamento de Língua Portuguesa da 2.ª série do Ensino Médio, está previsto para leitura e expressão escrita do texto literário o gênero conto.
01.(VUNESP/2012) Os professores decidiram trabalhar contos do Realismo e do Modernismo brasileiros. Nesse sentido, poderão se valer, respectivamente, das obras de
(A) Machado de Assis, explorando a ideia das máscaras que naturalmente o homem vai incorporando à sua própria existência; e de Lygia Fagundes Telles, explorando a narrativa intimista.
(B) Lima Barreto, explorando a narrativa ufanista e a necessidade de uma nação independente culturalmente; e de Clarice Lispector, explorando o perfil psicológico das personagens.
(C) Guimarães Rosa, explorando a prosa regional, marcada em seus textos por uma sintaxe que reinventa a prosódia das personagens; e de Dalton Trevisan, que pontua a narrativa de ficção com o mistério.
(D) Álvares de Azevedo, explorando o exótico e o macabro em suas narrativas ambientadas na noite; e de Luiz Fernando Veríssimo, que leva o humor e a espontaneidade à criação das narrativas.
02.(VUNESP/2012) Com base no Currículo do Estado de São Paulo, ao optarem pelos contos selecionados, os professores trabalharão o gênero como
(A) produção artística que deve ser a fonte exclusiva de exemplos para o trabalho com a norma-padrão.
(B) acontecimento social em que se articulam língua e literatura.
(C) expressão artística em cuja materialidade linguística está ausente a subjetividade.
(D) apropriação da língua para transmissão de valores éticos e morais em sala de aula.
03.(VUNESP/2012) No que diz respeito às relações entre educação e tecnologia, o Currículo do Estado de São Paulo deixa claro que é preciso
(A) desenvolver a alfabetização tecnológica, especialmente com a garantia de que todas as disciplinas curriculares sejam ofertadas em laboratórios de informática para que os alunos, desde cedo, interajam com a tecnologia.
(B) incentivar a alfabetização tecnológica, entendida sobre-tudo pelo fato de se aprender a lidar com um computador dentro da realidade escolar, como forma de fortalecer o entendimento das diversas disciplinas curriculares.
(C) relativizar o papel da escola quanto à promoção da alfabetização tecnológica, uma vez que cabe à família o papel principal de garantir o contato das crianças com os computadores e os recursos que eles disponibilizam.
(D) promover a alfabetização tecnológica, que vai muito além de aprender a lidar com computadores, entendendo-se as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das práticas sociais, culturais e produtivas.
03.(VUNESP/2012) No que diz respeito às relações entre educação e tecnologia, o Currículo do Estado de São Paulo deixa claro que é preciso
(A) desenvolver a alfabetização tecnológica, especialmente com a garantia de que todas as disciplinas curriculares sejam ofertadas em laboratórios de informática para que os alunos, desde cedo, interajam com a tecnologia.
(B) incentivar a alfabetização tecnológica, entendida sobre-tudo pelo fato de se aprender a lidar com um computador dentro da realidade escolar, como forma de fortalecer o entendimento das diversas disciplinas curriculares.
(C) relativizar o papel da escola quanto à promoção da alfabetização tecnológica, uma vez que cabe à família o papel principal de garantir o contato das crianças com os computadores e os recursos que eles disponibilizam.
(D) promover a alfabetização tecnológica, que vai muito além de aprender a lidar com computadores, entendendo-se as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das práticas sociais, culturais e produtivas.
GABARITO
01 - A
02 - B
03 - D
03 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário