Encontre seu simulado:

15 de jun. de 2014

Simulado: Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura - Ângela Kleiman (2008)

01. (VUNESP/2012)  Considerando-se as informações de Ângela Kleiman em Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura,a transformação do texto literário em quadrinhos permite concluir que

(A)  a atividade do leitor com a literatura em quadrinhos pode comprometer a compreensão do texto literário.
(B)  o texto não verbal, por não dispor da complexidade sintática dos textos verbais, compromete a compreensão do leitor.
(C)  as características icônicas do texto em quadrinhos neutralizam o conhecimento prévio do leitor.
(D)  as estratégias cognitivas demandadas pelo texto em quadrinhos não expandem a história de leitura do leitor.
(E)  a exposição do leitor a todo tipo de texto amplia seu repertório e seu potencial de compreensão.

02. (VUNESP/2012)  Considere as informações.
– ... o aluno poderá tornar-se ciente da necessidade de fazer da leitura uma atividade caracterizada pelo engajamento e uso do conhecimento, em vez de mera recepção passiva. Leitura implica uma atividade de pro-cura por parte do leitor, no seu passado, de lembranças e conhecimentos, daqueles que são relevantes para a com-preensão de um texto que fornece pistas e sugere caminhos, mas que certamente não explicita tudo o que seria possível explicitar.
– Para a compreensão do texto escrito, o estabeleci-mento de objetivos e a formulação de hipóteses são atividades que pressupõem reflexão e controle consciente sobre o próprio conhecimento, sobre o próprio fazer, sobre a própria capacidade. Elas se opõem aos automatismos e mecanismos típicos do passar do olho que muitas vezes é tido como leitura na escola.
– No processo de construção da rede de ligações e articulações, o leitor é orientado por princípios gerais que determinam as formas das regras utilizadas para o estabelecimento da coesão e a construção de uma macroestrutura.
(Ângela Kleiman, Texto e leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Adaptado)

As informações apresentadas indicam uma abordagem da leitura como

(A) atividade lúdica.
(B) processo cognitivo.
(C) fruição estética.
(D) prática descontextualizada.
(E) ação inconsciente.

GABARITO

01 - E
02 - B

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...