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16 de jun de 2014

Simulado: Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação - SE - SP (2012)

Texto na íntegra

01. (VUNESP/2014) Na EEEF “Rubem Alves”, professores e gestores participavam de uma reunião pedagógica que encaminhava a reelaboração do seu Projeto Político Pedagógico. Os participantes reportaram-se à Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2012), tomando alguns dos princípios do currículo como referência para essa reelaboração. Um dos professores destacou, então, o princípio da “Prioridade para a competência da leitura e da escrita”, observando que ela requer um trabalho coletivo dos professores. A partir do debate realizado, o grupo participante registrou suas conclusões iniciais, transcritas nas alternativas que seguem. Dessas, assinale aquela que apresenta conclusão de acordo com a Proposta Curricular citada.

(A) A competência da leitura e da escrita permite que os alunos possam aprender e consolidar o uso da Língua Portuguesa e das outras linguagens e códigos que fazem parte da cultura. Portanto, ela deve ser aprendida somente com os professores de Língua Portuguesa, Geografia e História.

(B) A competência leitora e escritora não tem relação com o desenvolvimento do pensamento antecipatório, combinatório e probabilístico, que permite ao aluno estabelecer hipóteses, pois este depende, em especial, da atuação dos professores de Matemática, Ciências e Filosofia.

(C) Só por meio da competência da leitura e da escrita será possível a constituição das demais competências, tanto as gerais, como aquelas associadas às disciplinas específicas. Por isso, é indispensável, para desenvolvê-la, que ela seja objetivo de todas as disciplinas do currículo.

(D) Dado o caráter central da competência leitora e escritora, tal competência precisa ser desenvolvida por todos os professores do 1.º ao 5.º ano. Do 6.º ano em diante, ela pode ser atribuição apenas dos Professores de Língua Portuguesa, de Língua Estrangeira Moderna e de História.

(E) A competência da leitura e da escrita se restringe à linguagem verbal, vernácula, e ao âmbito das tecnologias da informação, sem incluir as linguagens presentes na vida cultural e política e as dos conceitos científicos usados atualmente.

02. (VUNESP/2014) A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação (São Paulo: SE, 2012) expõe os princípios orientadores para uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. Nesse contexto, enfatiza a importância de o currículo escolar articular-se com o mundo do trabalho. Assinale a alternativa que estabelece, de forma correta, a visão dessa relação segundo o documento em apreço.

(A) Na sociedade atual, desde muito cedo, o jovem é obrigado a inserir-se no mundo produtivo, por isso, cabe à escola incluir em seus currículos disciplinas específicas que ajudem seus alunos a ingressarem no mercado de trabalho.

(B) A relação entre teoria e prática em cada disciplina do currículo, como exige a lei, não pode deixar de incluir os tipos de trabalho e as carreiras profissionais aos quais se aplicam os conhecimentos das áreas ou disciplinas curriculares.

(C) O currículo do Ensino Médio, diante dos desafios do mundo globalizado e visando atender as exigências da empregabilidade, tem que priorizar disciplinas voltadas à preparação e à qualificação para o trabalho.

(D) O currículo do Ensino Médio, numa perspectiva de educação sintonizada com a realidade atual e com a inserção do aluno no mundo do trabalho, tem que incluir conteúdos capazes de desenvolver o pensamento complexo.

(E) A adoção do currículo por competências permite vincular a educação ao mundo do trabalho, pois essa modalidade curricular prepara o aluno para viver em uma sociedade em que a empregabilidade é vital.

03. (VUNESP/2012)  A Proposta Curricular do Estado de São Paulo aponta para a necessidade de se trabalhar com um currículo que pro-mova competências. De acordo com esse documento, esse currículo

(A) acarreta, necessariamente, a dissociação entre a atuação do professor, os conteúdos, as metodologias disciplinares e a aprendizagem requerida do aluno.

(B) promove os conhecimentos próprios de cada disciplina sem a necessidade de articulá-los às competências e às habilidades dos alunos.

(C) tem de levar em conta o fato de que as competências e as habilidades devem ser consideradas, exclusiva-mente, no que têm de específico com as disciplinas e tarefas escolares.

(D) parte da premissa de que a educação escolar é referenciada no ensino – o plano de trabalho da escola indica o que será ensinado ao aluno.

(E) tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos.

GABARITO

01 - C
02 - B
03 - E

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