01. (VUNESP/2014) Na obra vygotskyana sobre imaginação e criação na infância, evidencia-se a importância que VYGOTSKY (2009), dá ao trabalho pedagógico, no sentido de criar condições e formas para que as crianças possam participar da cultura. Vygotsky destaca a capacidade infantil de conservar a experiência vivida e ao mesmo tempo transformá-la; ao tratar da criação teatral na idade escolar, explana que a brincadeira aproxima a criança da criação dramática, visto que
(A) a brincadeira é a escola da vida para a criança; educa-a espiritual e fisicamente. Seu significado é
enorme para a formação do caráter e da visão de mundo do futuro homem.
(B) a reprodução teatral constitui-se em uma forma de libertar a imaginação e a criação infantil, daí a importância de o professor promover brincadeiras que envolvam situações desse tipo.
(C) a satisfação da criança ao brincar de ator é imensurável, constituindo-se em um dos maiores ganhos do emprego pedagógico da dramatização, superado apenas pelo sucesso da apresentação a um público adulto.
(D) todas as crianças devem brincar de teatro, por isso o professor precisa levá-las a participar de representações, mesmo que suas participações em uma dada peça sejam fragmentadas ou inexpressivas.
(E) o teatro na escola deve ser uma brincadeira terapêutica, com o objetivo exclusivo de socializar e desinibir os participantes; assim, o professor não deve ter outras expectativas em relação às encenações.
GABARITO
01 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário