Encontre seu simulado:

10 de fev. de 2015

Simulado: Imaginação e Criação na Infância: ensaio psicológico - livro para professores - Lev Semenovitch Vygotsky (2009)

01. (VUNESP/2014) Na obra vygotskyana sobre imaginação e criação na infância,  evidencia-se  a  importância  que VYGOTSKY  (2009), dá ao trabalho pedagógico, no sentido de criar condições e formas para que as crianças possam participar da cultura. Vygotsky destaca a capacidade infantil de conservar a experiência vivida e ao mesmo tempo transformá-la; ao tratar da criação teatral na idade escolar, explana que a brincadeira aproxima a criança da criação dramática, visto que

(A) a  brincadeira  é  a  escola  da  vida  para  a  criança; educa-a espiritual e fisicamente. Seu significado é 
enorme para a formação do caráter e da visão de mundo do futuro homem.

(B) a reprodução  teatral constitui-se em uma forma de libertar  a  imaginação  e  a  criação  infantil,  daí  a  importância de o professor promover brincadeiras que envolvam situações desse tipo.

(C) a  satisfação  da  criança  ao  brincar  de  ator  é  imensurável, constituindo-se em um dos maiores ganhos do emprego pedagógico da dramatização, superado apenas pelo sucesso da apresentação a um público adulto.

(D) todas as crianças devem brincar de teatro, por isso o professor precisa levá-las a participar de representações, mesmo que suas participações em uma dada peça sejam fragmentadas ou inexpressivas.

(E) o  teatro  na  escola  deve  ser  uma  brincadeira  terapêutica, com o objetivo exclusivo de socializar e desinibir os participantes; assim, o professor não deve ter outras expectativas em relação às encenações.

GABARITO

01 - A

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...