Clique aqui para baixar "Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares"
1. (VUNESP/2013) Segundo Documento do MEC/SEF 1998, “a análise de diversas pesquisas brasileiras identifica tendências que evitam considerar a educação especial como um subsistema à parte e reforçam o seu caráter interativo na educação geral. Sua ação ________________ permeia todos os níveis – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, bem como as demais modalidades – educação de jovens e adultos e educação profissional.”
O termo que preenche, corretamente, a lacuna é:
(A) transversal
(B) natural
(C) articulada
(D) proximal
(E) conjunta
2. (VUNESP/2013) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), a concepção de currículo relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação. Desse modo, é correto afirmar que
(A) abrange o diagnóstico dos alunos com deficiência e uma programação especial para cada um deles, especificando suas diferenças para frequentar as classes regulares.
(B) inclui, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação
até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
(C) pode ser visto como um roteiro obrigatório sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando
avaliar.
(D) viabiliza a operacionalização do Projeto Político-Pedagógico, obrigando, para os portadores de deficiência, as atividades educativas e as formas de executá-las.
(E) atende aos anseios dos pais quanto à formação profissional dos alunos portadores de necessidades especiais.
3. (VUNESP/2013) Segundo Documento MEC/SEF (1998), as Adaptações Curriculares realizam-se em três níveis:
(A) no nível individual, nas atividades extraclasse, na formação inicial dos professores.
(B) no projeto pedagógico, no currículo desenvolvido na sala de aula e no nível individual.
(C) na formação continuada dos professores, nas atividades artísticas, na atenção aos pais.
(D) no nível geral, no desenho universal, no âmbito da supervisão escolar.
(E) no nível social, na ação familiar, na profissionalização da pessoa com necessidades especiais.
4. (VUNESP/2013) Assinale a alternativa que corresponde às adaptações de acesso ao currículo.
(A) Evitar o uso de sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral.
(B) Fornecer prótese para auxiliar a deambulação.
(C) Adotar um padrão de ensino e de aprendizagem específicos para o aluno, na operacionalização dos conteúdos curriculares.
(D) Priorizar atividades complementares específicas para o aluno, individualmente ou em grupo.
(E) Criar condições físicas ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.
5. (VUNESP/2013) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares, a escola para todos requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos. Isto requer que
(A) os sistemas educacionais modifiquem as suas atitudes e expectativas em relação a esses alunos.
(B) a formação dos professores contemple a especificidade dos alunos e de suas expectativas.
(C) os alunos de inclusão se adaptem às escolhas curriculares de suas respectivas turmas.
(D) as famílias dos alunos incluídos aceitem todas as proposições curriculares da escola, independentemente
das características infantis.
(E) as definições da clientela escolar sejam mais específicas e que se suprimam as adaptações curriculares.
6. (VUNESP/2013) São adaptações curriculares significativas, no que se refere à avaliação:
(A) introdução de atividades complementares às previstas e organização do espaço.
(B) organização didática e introdução de atividades complementares às previstas.
(C) modificação de técnicas e instrumentos de avaliação e sequenciação de tarefas.
(D) eliminação de objetivos básicos e aquisição de mobiliário específico necessário.
(E) eliminação de critérios gerais de avaliação e modificação dos critérios de promoção.
7. (VUNESP/2013) São adaptações curriculares não significativas de currículo, no que se refere a objetivos e conteúdos:
(A) priorização de objetivos e eliminação de conteúdos secundários.
(B) introdução de atividades complementares às previstas e adaptação dos materiais.
(C) adaptação de técnicas e instrumentos e priorização de objetivos.
(D) modificação da seleção dos materiais previstos e nova sequenciação.
(E) adaptação dos materiais e modificação dos critérios de promoção.
GABARITO
1 - A
2 - B
3 - B
4 - E
5 - A
6 - E
7 - A
3 comentários:
Boa tarde,
Voce tem simulados do PCN LE. (Lingua Inglesa)?
Dificil achar exercicios. Muito obrigada
Adorei
Obrigada
Postar um comentário