Encontre seu simulado:

11 de mar. de 2014

Simulado: Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível - VEIGA, Ilma Passos Alencastro (2001)

Texto na íntegra
Resumo

01. (VUNESP/2013) Historicamente, a administração da educação no Brasil, em nome da racionalização, tem oscilado entre as ênfases na burocratização, na tecnocracia, na estrutura escolar e na gerência de verbas, com maior ou menor centralização e com todas as variações do uso das leis, das máquinas e dos modelos. Ao pensarmos na ação administrativa, segundo Veiga (2001), é correto afirmar que


(A) atualmente, são reivindicadas e esperadas melhorias também na qualidade dos serviços educacionais de 
modo geral e da formação básica de modo particular, considerando a capacidade de cada pessoa para a construção do conhecimento.
(B)  o mundo da educação diz respeito às questões didático-pedagógicas, ao currículo, aos acontecimentos, à legislação educacional, aos conflitos de liberdade e de decisão e às condições de vida no plano coletivo.
(C)  o modelo tecnicista, apoiado em paradigmas positivistas da ciência e tecnologia, que reforçou a eficiência e a eficácia pela produtividade, retoma e responde às novas demandas por soluções globalizadas.
(D) a individualização do processo educativo e sua complexidade tornam imperioso que se busque um nível de disciplinaridade e de complementaridade epistemológica para dar conta da consecução dos fins educacionais.
(E)  a administração em educação se assemelha em vários aspectos à administração empresarial e exige um pre-paro abrangente que, na maioria dos casos, os atuais administradores da educação não receberam.

GABARITO

01 - A

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...