01. (VUNESP/2014) Na escola pública municipal em que Rita leciona, no interior paulista, os debates sobre o fracasso escolar ocupam significativo espaço nas situações de planejamento e avaliação do trabalho educativo. Em uma dessas situações, Rita menciona a ponderação de MACEDO (2010) a respeito de ser a universalização da escola primária obrigatória uma “conquista do final do século XX, mas que ainda falta completar-se pela qualidade das aprendizagens que possibilita”. Esse estudioso da teoria piagetiana defende que, para combater o fracasso escolar, haja mudanças na escola, tornando-a mais construtivista, com um professor que
(A) sabe muito bem os conteúdos escolares para discuti-los ao problematizar a realidade com os alunos e para organizar situações de aprendizagem baseadas em avaliação, as quais exijam que os estudantes sejam intelectualmente ativos.
(B) exige atenção e silêncio durante as aulas para que suas explicações sejam assimiladas por todos os
alunos e estes consigam resolver tanto os exercícios de fixação, quanto os de verificação da aprendizagem.
(C) modela seus alunos pelo hábito, pela experiência e pela imitação, oferecendo-lhes linguagem clara, modelos positivos e exercitação orientada, para cada unidade de conteúdo novo introduzida por aulas expositivas.
(D) desloca sua atenção didática dos conteúdos escolares para as experiências cotidianas e os interesses próprios da idade de seus alunos, incentivando a troca e o debate entre eles, sobretudo em situações lúdicas.
(E) enfatiza as atividades preferidas pelos alunos para despertar-lhes o interesse e mantê-los em permanente atividade e relativa disciplina, para então transmitir-lhes os conteúdos mínimos obrigatórios do currículo.
GABARITO
01 - A
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