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30 de set. de 2013

Simulado: Educação Inclusiva com os Pingos nos Is - Rosita Edler Carvalho

Responda às questões de números 1 a 3 com base na obra e no texto de Rosita Edler Carvalho.

Percorrendo os marcantes períodos da história universal, de certa forma, podemos afirmar que a pedagogia da exclusão tem origens remotas, condizentes com a concepção de homem e de mundo que estivesse em vigor.

1. (VUNESP/2013) Na Antiguidade Primitiva,

(A) o pensamento pedagógico grego destacou-se e, até hoje, é estudado e apontado como de singular avanço.
(B) a educação era essencialmente prática, espontânea, calcada na imitação e na verbalização.
(C) a educação integral incluía a formação do corpo e do espírito do homem, entendido como sujeito do processo educativo.
(D) a contribuição do pensamento romano foi significativa e influenciou os pensadores modernos.
(E) a educação era apenas para os nobres, os guerreiros,e os escravos constituíam as classes inferiores.

2. (VUNESP/2013) Na Idade Média,

(A) a educação era igual para todos, voltada para o cotidiano, todos eram alunos e todos eram educadores.
(B) houve uma verdadeira revalorização das ideias pedagógicas greco-romanas e do restabelecimento da cultura do corpo.
(C) a educação integral era para o clero e para a nobreza; os trabalhadores aprendiam pela tradição oral que contemplava, apenas, a cultura da sobrevivência.
(D) a cultura clássica cedeu espaço a uma nova ideologia inspirada no espiritismo e na religião dos escravos.
(E) as marcantes descobertas exerceram influências sobre 
as ideias pedagógicas, porém a educação era para a burguesia.

3. (VUNESP/2013) Na Idade Moderna,

(A) houve a ascensão de uma nova e poderosa classe que se opunha aos modelos vigentes; o homem, mais interessado pela natureza, desenvolveu estudos em várias áreas do conhecimento.
(B) surgiram as primeiras universidades, apesar de esse longo período sombrio ser considerado por muitos como a idade das trevas.
(C) as ideias pedagógicas medievais conciliaram a fé com a enorme e valiosa bagagem greco-romana, sendo que as obras clássicas eram reproduzidas pelos copistas, nos conventos.
(D) apesar da mensagem cristã de amor ao próximo como a si mesmo, a educação estava restrita ao clero e à nobreza.
(E) houve valorização das ideias educacionais, o que tornou a educação mais prática e restabeleceu a cultura do corpo, que não representava preocupação dos educadores.

4. (VUNESP/2013) De acordo com Rosita Edler Carvalho, o diagnóstico, como prática que ainda é exercida com a finalidade de triagem do alunado,

(A) é uma das alternativas mais evidentes para facilitar a implementação da educação inclusiva.
(B) mostra a conveniência de patologizar as deficiências e as dificuldades de aprendizagem.
(C) serve para os procedimentos de aferição da aprendizagem dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
(D) é o instrumento de identificação que permite remover as barreiras atitudinais e pedagógicas.
(E) tem sido uma das mais sérias barreiras que temos enfrentado para a implementação da educação inclusiva.

5. (VUNESP/2013) Conforme Carvalho (2005), “inclusão como desejável e necessário movimento para melhorar as respostas educativas das escolas para todos, com todos e para toda a vida, deve preocupar-se com

(A) a remoção das barreiras para a aprendizagem e para a participação.
(B) o não envolvimento dos responsáveis pela saúde escolar.
(C) o efetivo diagnóstico psicopedagógico multiprofissional.
(D) os esforços dos sistemas de ensino para a aquisição de mais material.
(E) a contratação de professores mais jovens e comprometidos.

GABARITO

1 -
2 - C
3 - A
4 - E
5 - A

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço por auxiliar os meus estudos!!!
Profª. Vanessa

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