Encontre seu simulado:

2 de jul. de 2015

Resumo: Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e proposições. LUCKESI, Cipriano Carlos


RESUMOS >

Confira aqui o resumo e vídeo aula do livro "Avaliação da Aprendizagem Escolar - Estudos e Proposições" de Cipriano Carlos Luckesi, obra essencial para a formação do professor e presente em provas de concursos. 

Resumo: Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições

Mariana Breim
Em sua 20ª edição, o livro Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições (184 págs, Ed. Cortez, tel. 11/3611-9616, 29 reais), do educador Cipriano Carlos Luckesi, pode ser considerado um clássico brasileiro da Pedagogia. A obra reúne nove artigos escritos pelo autor, professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre os anos de 1976 e 1994, que abordam a questão da avaliação da aprendizagem escolar de forma crítica. Para tanto, Luckesi utiliza como ferramentas de análise diferentes áreas do conhecimento, cruzando referências da Filosofia, da Sociologia, da Política e da Psicologia.
É interessante observar como algumas das questões propostas pelo autor continuam atuais 15 anos depois do lançamento – a primeira edição é de 1995. Embora muito já tenha sido pesquisado, discutido e publicado sobre o tema, ainda é verdade que, na realidade de muitas escolas, a avaliação é entendida como um fim em si mesma, que existe de forma autônoma e não tem vínculos com o projeto político pedagógico. O resultado dessa concepção também é bastante conhecido: a criação de um campo fértil para a proliferação do autoritarismo e da exclusão. Uma leitura atenta do livro é fundamental. O capítulo introdutório concentra boa parte da visão do autor, pois é ali que são apresentados os contextos de produção de cada um dos artigos, vinculados ao próprio percurso de investigação dele sobre o tema.
Parceiro na tarefa permanente de estabelecer um diálogo entre o ensino e a aprendizagem, Luckesi nos apresenta a avaliação como um “juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”, e não como um julgamento definitivo sobre algo.
Dessa forma, o educador posiciona a avaliação como um ato seletivo e inclusivo, que possibilita questionar ações passadas e gerar ações futuras. Também a classifica como um instrumento valioso para que escolas, professores e alunos possam voltar o olhar para si mesmos em busca de transformações qualitativas que só os processos de autoconhecimento podem gerar.
Fonte: <http://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-do-livro-avaliacao-da-aprendizagem-escolar/Acesso em: 2 Jul 2015.

APRENDA MAIS COM OS VÍDEOS:


AULA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PARTE 1/2)

AULA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (PARTE 2/2)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito esclarecedor, resumido pratico e objetivo, muito obrigada.

Zélia de Sousa Lyra disse...

Excelente resumo de uma obra extensa, com repetições de assunto, porque foi elaborada com a reunião de artigos sobre um mesmo tema. Parabéns pela compilação e clareza da aula.Gratidão.

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...