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6 de fev de 2015

Matemática e raciocínio lógico

01. (VUNESP/2014) Andreia é 5 centímetros mais baixa que Wilma e 4 centímetros mais alta que João. Renata é 3 centímetros mais alta que Wilma e 13 centímetros mais alta que Kelly, que mede 1,53 metro. Dessa forma, é correto afirmar que as alturas de João, de Andreia e de Wilma são, respectivamente, em metros, iguais a

(A)  1,56; 1,60 e 1,65.
(B)  1,55; 1,59 e 1,64.
(C)  1,54; 1,58 e 1,63.
(D)  1,53; 1,57 e 1,62.
(E)  1,52; 1,56 e 1,61.

02. (VUNESP/2014) O gráfico seguinte apresenta a distribuição do número de crianças de um grupo, por idades:
Com base nas informações do gráfico, é correto afirmar que

(A)  o grupo tem menos de 10 crianças.
(B)  a soma das idades de todas as crianças desse grupo é 18 anos.
(C)  mais  da  metade  das  crianças  desse  grupo  tem  5 anos de idade.
(D)  metade das crianças desse grupo tem 7 anos.
(E)  nesse grupo, as crianças têm, no mínimo, 5 anos de idade.

03. (VUNESP/2014) As  igualdades  seguintes  seguem  um  padrão  lógico  de formação:

12 ♥ 13 = 5
13 ♥ 14 = 7
14 ♥ 15 = 9
15 ♥ 16 = 11
16 ♥ 17 = 13
17 ♥ 18 = 15
18 ♥ 19 = 17
19 ♥ 20 = 9
20 ♥ 21 = 2
21 ♥ 22 = 6
22 ♥ 23 = 10
23 ♥ 24 = 14

A partir do padrão observado, o valor de 55 ♥ 56 será

(A)  43.
(B)  55.
(C)  66.
(D)  71.
(E)  84.

04. (VUNESP/2014) A professora Carmen quer colocar os alunos Patrícia, Edvaldo e Renata sentados em uma fila com exatamente 5 carteiras. O número de maneiras possíveis para a disposição desses alunos se sentarem nessa fila é

(A)  20.
(B)  30.
(C)  40.
(D)  50.
(E)  60.

05. (VUNESP/2014) Marcelo foi a uma papelaria para comprar 15 unidades de um produto. Chegando lá, ele viu que o preço desse produto estava em promoção, com desconto de 10% sobre o preço que ele pensou que pagaria. Dessa forma, com o mesmo valor que ele compraria as 15 unidades, ele comprou 16 unidades do produto e recebeu de troco a quantia de R$ 12,00. O valor economizado por Marcelo em cada unidade que comprou foi

(A)  R$ 2,00.
(B)  R$ 2,50.
(C)  R$ 3,00.
(D)  R$ 3,50.
(E)  R$ 4,00.

06. (VUNESP/2014) Para trabalhar geometria plana com seus alunos, o professor Edmilson apresentou a eles a embalagem de chocolate representada na figura, formada por 5 faces planas, sendo duas delas paralelas entre si. Após mostrar essa embalagem aos alunos, o professor a planificou em uma cartolina.

Um dos objetivos do professor Edmilson era trabalhar o reconhecimento  de  formas  geométricas  em figuras  planas e espaciais. Com base nesse objetivo, o professor pôde trabalhar o reconhecimento de

(A)  pirâmide e retângulo, apenas.
(B)  prisma, retângulo e triângulo.
(C)  triângulo e prisma, apenas.
(D)  pirâmide, prisma e triângulo.
(E)  paralelogramo e triângulo, apenas.

07. (VUNESP/2014) A média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 dos 5.º anos das escolas do Município de  São  José  do  Rio  Preto,  conforme  consta  da  página eletrônica  do Ministério  da  Educação,  é  6,3.  Suponha que, para compor esse índice, tenham sido consideradas as notas de 5 escolas, e o Ideb de 4 delas são: 6,0; 5,8; 6,5; e 6,3. Nessas condições, o Ideb da 5.ª escola seria

(A)  6,7.
(B)  6,8.
(C)  6,9.
(D)  7,0.
(E)  7,1.

08. (VUNESP/2014) Para  as  eleições  de  2014,  o Tribunal  Superior  Eleitoral divulgava  e  atualizava constantemente,  na  sua  página eletrônica, números relacionados às quantidades de candidatos a governador, senador e deputados, de cada estado. Às 16 horas e 8 minutos do dia 5.10.2014, as informações divulgadas permitiam afirmar que, para o Estado de São Paulo, a razão entre o número de candidatos a deputado federal e o número de candidatos a deputado estadual  podia  ser  representada  pela  fração  495/709. 
Sabendo-se que naquele momento a soma dos números de candidatos a deputado federal e a deputado estadual era 3612, é correto afirmar que o número de candidatos a deputado estadual divulgado era

(A)  2118.
(B)  2121.
(C)  2124.
(D)  2127.
(E)  2130.

GABARITO

01 - C 
02 - E 
03 - B 
04 - E 
05 - A 
06 - B 
07 - C 
08 - D

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