Resumo |
(A) a contradição é inerente à escola, pois, ao mesmo tempo,
ela mantém e transforma a sociedade.
(B) as diversas instituições sociais não têm como objetivo
primordial a preservação e a transmissão da cultura.
(C) o processo de educar não pode ser definido como processo
de transmissão de cultura, não é essa a função da escola.
(D) a educação é atribuição única e exclusiva da escola, não
estando presente em todas as instituições sociais.
(E) a escola enquanto instituição tem sido, na sociedade
capitalista, o espaço de inserção dos sujeitos nos valores da classe dominada.
02. (VUNESP/2013) Rios defende o ponto de vista de que a escola
(A) tem sido eficiente e eficaz, pois, atualmente, tem
estado a serviço da classe oprimida, veiculando a ideologia dessa classe.
(B) é a alavanca da mudança social, porque, por estar fora
da dinâmica social, ela pode mudar a estrutura da sociedade.
(C) é o espaço de transmissão sistemática do saber
historicamente acumulado pela sociedade, fonte de apropriação da herança
social.
(D) falha em sua função social porque tem apenas reproduzido
os valores da sociedade capitalista no âmbito escolar.
(E) possui autonomia absoluta, por isso não pode funcionar
como “aparelho” privilegiado para a inculcação ideológica.
03. (VUNESP/2013) Rios, referindo-se ao trabalho de boa qualidade e
competente a ser feito pela docência, afirma que a dimensão __________________
diz respeito à orientação da ação, fundada nos
princípios do respeito, da solidariedade e da justiça, na
direção da realização de um bem coletivo.
Assinale a alternativa que, de acordo com a autora, preenche
corretamente a lacuna do texto.
(A) ética
(B) política
(C) antropológica
(D) técnica
(E) estética
04. (VUNESP/2014) Em sua obra Ética e Competência, Rios (2011) reflete sobre o projeto educacional e seu processo de elaboração, o qual implica confrontar o que temos com o que queremos, em relação ao trabalho educativo escolar. Nessa reflexão, a autora aborda a utopia como
(A) idealização que impede os educadores de verem a realidade e de nela atuarem.
(B) metas impossíveis que têm desviado os educadores de enxergar e realizar aquilo que é possível.
(C) grandes ideais da humanidade, que ressurgem em momentos de crise social sem alcançar efeitos práticos.
(D) ideais ainda não realizados, mas que sinalizam “ao caminhante” a direção desejada.
(E) empecilho à eficiência do planejamento educacional na escola pública, por roubar-lhe a objetividade.
05. (VUNESP/2014) Rios (2011), desafiada pelas questões que envolvem a qualidade da educação pública e, por consequência, a formação dos professores, inicial e continuada, contribui com uma reflexão filosófica a respeito da competência docente. Afirma que ser competente é “saber fazer bem o dever” e aprofunda a discussão sobre a competência do trabalho docente como aquela que
(A) se enraíza na formação inicial, preponderantemente, cabendo, ao exercício da profissão, apenas sua manutenção.
(B) se relaciona fortemente com a vocação, responsável pela dedicação aos educandos e a seu desenvolvimento ético.
(C) se manifesta na ação e se constrói explorando limites e possibilidades da realidade, no diálogo entre educadores.
(D) é própria de cada profissional, pois é motivada pelo compromisso político de cada um e tem natureza técnico-pedagógica e individual.
(E) responde pela qualidade do ensino na escola pública e, por isso, depende de política salarial, com bônus aos mais dedicados.
GABARITO
01 - A
02 - C
03 - A
04 - D
05 - C
04 - D
05 - C
2 comentários:
obrigado
E ótimo
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