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8 de jan. de 2020

Simulado: Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência - Brasil (2015)

Texto na íntegra





1. (OBJETIVA/2019) Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a sentença abaixo: A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em alguns dos níveis de aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o mínimo de desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem (1ª parte). É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação (2ª parte).

 A sentença está: 

(A) Totalmente correta. 
(B) Correta somente em sua 1ª parte. 
(C) Correta somente em sua 2ª parte. 
(D) Totalmente incorreta.

2.(FAUEL/2019) Complete as lacunas abaixo, conforme dispõe o art. 27, parágrafo único, da Lei 13.146/2015, a saber: “É dever do ________________, da _____________________, da ______________ ______________e da________________________ assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação”. 

Neste sentido, a alternativa CORRETA seria: 

(A) Município, Escola, Saúde Pública, Família. 
(B) Estado, Família, Comunidade Escolar, Sociedade. 
(C) País, Família, Segurança Pública, Escola. 
(D) Estado, Sociedade, Comunidade Local, Sociedade.

3.(FAUEL/2019) O art. 9º, da Lei nº 13.146/2015 determina que a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, em quais finalidades? 

(A) Disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança apenas no embarque. 
(B) Declaração de Imposto de Renda (IR) sem direito ao recebimento da restituição quando houver. 
(C) Proteção e socorro somente em situações emergenciais. 
(D) Disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas. 

4.(FAUEL/2019) A Lei nº 13.146/2015, no parágrafo 1º do art. 2º, dispõe sobre a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, e consistirá em quais aspectos? Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA: 

I – Impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. 
II – Fatores sócio ambientais, psicológicos e pessoais. 
III – Desempenho nas atividades. 
IV – Aspectos econômicos e religiosos. 

(A) Apenas a afirmativa III está correta. 
(B) Apenas a afirmativa I está correta. 
(C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
(D) Nenhuma afirmativa está correta.

5.(FAUEL/2019) O texto da LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (LBIPD) tem como base a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Mas, muito além das medidas instituídas pela Convenção, o texto da LBIPD baseou-se na carência de serviços públicos existentes no Brasil e nas demandas da própria população. Muito importante dizer também que sua composição partiu do pressuposto de que nenhum retrocesso sobre os direitos já conquistados poderia ser feito. O texto foi pensado para não repetir mandamentos legais já previstos em outras leis, ou seja, leis que não atendiam ao novo paradigma da pessoa com deficiência ou que simplesmente a excluíam de seu escopo. Logo, na seção II, o qual discursa sobre a habilitação profissional e reabilitação profissional: 

I. O poder público deve implementar serviços e programas completos de habilitação profissional e de reabilitação profissional para que a pessoa com deficiência possa ingressar, continuar ou retornar ao campo do trabalho, respeitados sua livre escolha, sua vocação e seu interesse. 
II. Equipe multidisciplinar indicará programa de habilitação ou de reabilitação que possibilite à pessoa com deficiência revogar sua capacidade e habilidade profissional ou desbaratar novas capacidades e habilidades de trabalho. 
III. A habilitação profissional corresponde ao processo destinado a prejudicar à pessoa com deficiência a aquisição de conhecimentos, habilidades e aptidões para exercício da profissão. 
IV. Os serviços de habilitação profissional, de reabilitação profissional e de educação profissional devem ser dotados de recursos necessários para atender somente a pessoa com deficiência intelectual, a fim de que ela possa ser capacitada para trabalho que lhe seja adequado e ter perspectivas de obtê-lo, de conservá-lo e de nele progredir. 

É CORRETO o que se afirma em: 

(A) Somente a questão I está correta. 
(B) Somente as questões II e III estão corretas. 
(C) Somente as questões I e III estão corretas. 
(D) Somente as questões III e IV estão corretas.

GABARITO

1 - C
2 - B
3 - D
4 - C
5 - A

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