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27 de set. de 2013

Simulado: CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Trilhas educativas. (VUNESP)

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1. Com relação ao currículo, de acordo com a obra Trilhas Educativas, na concepção do bairro-­escola,

(A) prioriza-­se o desenvolvimento intelectual, e, em segundo plano, o desenvolvimento das dimensões corporais e afetivas.
(B) o saber acadêmico torna-­se ponto de partida para se avaliar a relevância e a validade dos saberes da comunidade.
(C) faz-­se necessária a divisão entre ensino formal e informal, a fim de que não se atribua à instituição escolar o que não é de sua responsabilidade.
(D) os espaços da comunidade são tomados como espaços educativos e aprimorados a partir de propostas pedagógicas orientadas pela educação integral.
(E) a tarefa de educar, responsabilidade exclusiva da instituição escolar, efetiva-se por meio de atividades organizadas em forma de projetos temáticos.

2. De acordo com a obra Trilhas Educativas, é correto afirmar que

(A) o jovem é um cidadão adiado, um projeto ainda inacabado, que deve se formar e se informar o máximo que puder.
(B) aos jovens cabe unicamente apreender a realidade,absorver conhecimento dos mais velhos para, mais tarde, pôr esses conhecimentos em prática.
(C) a aprendizagem, na realidade, acontece ao longo de toda a vida, em um processo constante, orgânico e de mão-dupla.
(D) é preciso colocar os jovens em contato com os mais velhos que, por muito saberem, podem despejar seus conhecimentos sobre os jovens (que nada sabem).
(E) a educação ocorre dentro das salas de aula, e é responsabilidade da instituição de ensino, sendo função única do professor formal.

3. Ao longo do processo de formação de educadores, de acordo com a obra Trilhas Educativas, faz-­se necessária a compreensão de que

(A) as formas de ensinar independem da cultura, do conhecimento e da experiência daqueles que aprendem.
(B) ao professor cabe ensinar o conteúdo de sua disciplina, e envolver-­se com problemas do entorno da escola escapa do escopo de sua função.
(C) a construção do conhecimento deve ser o sentido maior para que os educadores permaneçam juntos, o que permite uma resolução integradora dos conflitos.
(D) a liberdade de cátedra possibilita ao professor decidir se os pais podem ou não opinar sobre seu trabalho em sala de aula.
(E) os critérios avaliativos adotados pelo professor não podem ser contestados pelos alunos, a fim de não prejudicar a hierarquia na escola.

4. De acordo com a obra Trilhas Educativas, é correto afirmar que

(A) o estudante aprende melhor quando a informação lhe é transmitida por meio de recursos tecnológicos da escola.
(B) a escola é um local de intercâmbio, onde estudantes e educadores transformam em aprendizagem suas experiências sociais.
(C) o desenvolvimento curricular deve ser concebido de forma linear e por disciplinas, a fim de se evitar confusão entre as áreas de conhecimento.
(D) o processo de avaliação, tarefa pontual e inerente à função dos educadores, não pode se adaptar à diversidade dos alunos.

(E) os aspectos cognitivos, na concepção das trilhas educativas, são privilegiados na construção do conhecimento.

GABARITO

1 - D
2 - C
3 – C
4 - B

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