Livro disponível em:
1. Com relação ao currículo, de acordo com a obra Trilhas
Educativas, na concepção do bairro-escola,
(A) prioriza-se o desenvolvimento intelectual, e, em segundo
plano, o desenvolvimento das dimensões corporais e afetivas.
(B) o saber acadêmico torna-se ponto de partida para se
avaliar a relevância e a validade dos saberes da comunidade.
(C) faz-se necessária a divisão entre ensino formal e
informal, a fim de que não se atribua à instituição escolar o que não é de sua
responsabilidade.
(D) os espaços da comunidade são tomados como espaços
educativos e aprimorados a partir de propostas pedagógicas orientadas pela
educação integral.
(E) a tarefa de educar, responsabilidade exclusiva da
instituição escolar, efetiva-se por meio de atividades organizadas em forma de
projetos temáticos.
2. De acordo com a obra Trilhas Educativas, é correto
afirmar que
(A) o jovem é um cidadão adiado, um projeto ainda inacabado,
que deve se formar e se informar o máximo que puder.
(B) aos jovens cabe unicamente apreender a
realidade,absorver conhecimento dos mais velhos para, mais tarde, pôr esses
conhecimentos em prática.
(C) a aprendizagem, na realidade, acontece ao longo de toda
a vida, em um processo constante, orgânico e de mão-dupla.
(D) é preciso colocar os jovens em contato com os mais
velhos que, por muito saberem, podem despejar seus conhecimentos sobre os
jovens (que nada sabem).
(E) a educação ocorre dentro das salas de aula, e é
responsabilidade da instituição de ensino, sendo função única do professor
formal.
3. Ao longo do processo de formação de educadores, de acordo
com a obra Trilhas Educativas, faz-se necessária a compreensão de que
(A) as formas de ensinar independem da cultura, do
conhecimento e da experiência daqueles que aprendem.
(B) ao professor cabe ensinar o conteúdo de sua disciplina,
e envolver-se com problemas do entorno da escola escapa do escopo de sua função.
(C) a construção do conhecimento deve ser o sentido maior
para que os educadores permaneçam juntos, o que permite uma resolução
integradora dos conflitos.
(D) a liberdade de cátedra possibilita ao professor decidir
se os pais podem ou não opinar sobre seu trabalho em sala de aula.
(E) os critérios avaliativos adotados pelo professor não
podem ser contestados pelos alunos, a fim de não prejudicar a hierarquia na
escola.
4. De acordo com a obra Trilhas Educativas, é correto afirmar
que
(A) o estudante aprende melhor quando a informação lhe é
transmitida por meio de recursos tecnológicos da escola.
(B) a escola é um local de intercâmbio, onde estudantes e
educadores transformam em aprendizagem suas experiências sociais.
(C) o desenvolvimento curricular deve ser concebido de forma
linear e por disciplinas, a fim de se evitar confusão entre as áreas de
conhecimento.
(D) o processo de avaliação, tarefa pontual e inerente à função
dos educadores, não pode se adaptar à diversidade dos alunos.
(E) os aspectos cognitivos, na concepção das trilhas
educativas, são privilegiados na construção do conhecimento.
GABARITO
1 - D
2 - C
3 – C
4 - B
Nenhum comentário:
Postar um comentário