Encontre seu simulado:

10 de fev. de 2020

Simulado: Raciocínio lógico - Matemática. Concursos de Nível Superior

SIMBORA ESTUDAR > MATEMÁTICA PARA CONCURSOS

1.(FAEPESUL/2019) Considere a proposição “se eu pego férias em janeiro, então não tenho descanso em julho”. A negação lógica dessa proposição é: 

(A) Eu não pego férias em janeiro e tenho descanso em julho. 
(B) Eu pego férias em janeiro e tenho descanso em julho. 
(C) Eu pego férias em janeiro ou não tenho descanso em julho. 
(D) Eu pego férias em janeiro ou tenho descanso em julho.
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.

2.(FAEPESUL/2019) Considere as seguintes proposições simples: 

A: Carlos é jogador. 
B: Morgana é atriz. 
C: O dia está calor. 

Sendo assim, a proposição composta “Carlos é jogador ou Morgana é atriz se, e somente se, o dia não está calor” é corretamente representada por meio de conectivos lógicos, por: 

(A) (A ⋀ B) ➡️ C. 
(B) (A  B) ↔️ C. 
(C) (A ↔️ B) ⋁ ~C. 
(D) (A  B) ↔️ ~C. 
(E) (A  B) ➡️ ~C.


3.(FAEPESUL/2019) Considere a proposição “se eu pego férias em janeiro, então não tenho descanso em julho”. Uma proposição logicamente equivalente é: 

(A) Não tenho descanso em julho e eu pego férias em janeiro. 
(B) Se tenho descanso em julho, então eu não pego férias em janeiro. 
(C) Tenho descanso em julho e eu não pego férias em janeiro. 
(D) Se não tenho descanso em julho, então eu pego férias em janeiro. 
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.

4.(FAEPESUL/2019) Considere como verdadeiras as seguintes proposições:

Todo matemático é apaixonado por números. 
Há matemáticos que são apaixonados por geometria. 
Carlos é apaixonado por números. 

Com base nessas afirmações, é possível concluir corretamente que: 

(A) Carlos não é apaixonado por geometria. 
(B) Carlos certamente é matemático. 
(C) Carlos pode ser apaixonado por geometria. 
(D) Carlos certamente é matemático e apaixonado por geometria. 
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.

5.(FAEPESUL/2019) Com relação ao estudo de raciocínio lógico formal, a negação da proposição dada por (~P ➡️ Q), é: 

(A) ~Q. 
(B) ~P ➡️ Q. 
(C) ~P  ~Q. 
(D) ~P ↔️ ~Q. 
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.

GABARITO

1 - B
2 - D
3 - B
4 - C
5 - C

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...