1.(VUNESP/2018) Ao abordar questões de gênero na escola, Auad (2016)
afirma que práticas no sistema educativo podem ser
observadas e reconstruídas para que não carreguem um
caráter desigual entre o masculino e o feminino. Uma
dessas práticas é
(A) encorajar meninas, mais que meninos, a serem líderes em grupos de tarefas e brincadeiras.
(B) observar situações em que meninos e meninas estejam sendo preconceituosos e, em vez de intervir,
registrar como resolvem o conflito.
(C) incentivar mais as meninas para as práticas esportivas e para as atividades de Ciências e Matemática,
por exemplo.
(D) incentivar mais os meninos a brincar de boneca, cozinhar, fazer costura e realizar todo tipo de trabalho
manual.
(E) encorajar meninos e meninas a expressarem afeto
pelos colegas do mesmo sexo e do sexo oposto.
2.(VUNESP/2018) Segundo Auad (2016), adotando o conceito de Christine
Delphy, gênero é “um produto social que constrói o sexo”.
Assim, afirma-se corretamente que
(A) sexo e gênero são conceitos equivalentes, palavras
sinônimas.
(B) se as relações de gênero não existissem como são,
não valorizaríamos o que percebemos como sexo.
(C) diferenças de órgãos sexuais são, tão somente, diferenças físicas como qualquer outra.
(D) sexo é um conjunto de ideias sobre o masculino e o
feminino.
(E) o sexo anatômico cria uma determinada percepção
sobre o gênero.
GABARITO
1 - E
2 - B
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