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20 de mai. de 2015

Simulado: Políticas docentes no Brasil: um estado da arte - GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso (2001)

Texto na íntegra
01. (VUNESP/2014) Gatti et alii (2001), citando Tedesco (2010), afirmam que, há algumas décadas, a educação, o governo da educação, o trabalho dos professores e os currículos definiam-se “dentro de um projeto de construção de um Estado-nação”, posto como finalidade das redes educacionais. E hoje, no atual contexto da inclusão de todos, no que diz respeito  aos  bens  públicos  educacionais  e  sociais, sua finalidade está situada, em tese, na construção de uma sociedade mais justa. Essas pesquisadoras acrescentam ainda que, como decorrência disso, precisamos de

(A) uma  escola  bem  equipada,  com  professores  bem formados  e  recebendo  remuneração  que  lhes  permita trabalhar numa escola só.

(B) uma  educação  escolar  de  tempo  integral  que  tire milhares de crianças e adolescentes das ruas, oferecendo-lhes merenda nutritiva e ensino forte.

(C) uma pedagogia que avalie com justiça, que só promova  alunos  disciplinados  que,  por  isso  mesmo, 
aprenderam de fato.

(D) um  ensino bem “puxado”  e  bastante  competitivo, mostrando que, para viver em sociedade, o justo é colher o que se plantou.

(E) uma escola justa, e, para termos uma escola justa, precisamos de professores que assumam esse com-
promisso.

02. (VUNESP/2014) Novos ordenamentos  estruturais  no  mundo  contemporâneo trazem consigo demandas e pressões de diversos grupos  sociais  que  implicam  uma  destacada  preocupação com a educação e, por decorrência, com a formação de professores e suas condições de trabalho. No Estado de São Paulo, assim como nos demais estados federados, e no âmbito da União, podem ser constatadas ações governamentais no setor da educação escolar. Os estudos  de  Gatti  et  alii  (2001) indicam que, para avaliar a real importância política atribuída a esse setor da ação governamental, como também sua adequação e o tipo de impacto que poderá ter na realidade educacional, devem ser colhidos indícios que se fazem presentes

(A) nos documentos que apresentam os compromissos de campanha do governo eleito e que revelam suas 
reais intenções quanto aos investimentos e às ações transformadoras em relação à educação escolar.

(B) no modo como as decisões governamentais são formuladas  e  implementadas;  na  sua  articulação,  ou não, entre si e com políticas mais amplas; nas suas metas, claras ou não; no seu financiamento e gerenciamento.

(C) no regime de avaliação do rendimento escolar, pois, quanto  mais  rigorosa  for  a  verificação  do  que  os estudantes aprenderam, maior é o valor atribuído à educação escolar e a seus profissionais.

(D) na presença ou não de remuneração dos professores por mérito, com bonificação que reconheça e premie os  profissionais  mais  esforçados  e/ou  aqueles  que aceitam trabalhar com os alunos mais difíceis.

(E) no modelo de gestão das unidades escolares e do sistema, o qual  revela se o governo confia e valoriza seus profissionais  educadores,  garantindo  que eles elejam suas lideranças ou se o governo apoia a casta de funcionários efetivos.

GABARITO

01 - E
02 - B

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