Encontre seu simulado:

23 de mai. de 2015

Simulado: Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa; Entendendo o pacto; quatro eixos de atuação: formação, materiais didáticos, avaliação, gestão-mobilização e controle social. MEC - Ministério da Educação

01. (VUNESP/2014) O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, BRASIL. MEC, s/data, busca assegurar que crianças do Distrito Federal, dos estados e dos municípios brasileiros estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, no ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a

(A) alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia até o final do 3.º ano do ensino fundamental. Para isso, o governo federal e os estados apoiarão os municípios nas ações do Pacto e na elaboração e realização de suas próprias avaliações anuais universais.

(B) ter uma Coordenação Institucional em cada estado e no Distrito Federal, além das Coordenações nos Municípios para, desse modo, alfabetizarem todas as crianças em língua portuguesa, matemática e ciências naturais até, no máximo, o término do 3.º ano do ensino fundamental.

(C) alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática até o final do 3.º ano do ensino fundamental, e a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes desse 3.º ano, cabendo aos estados apoiar os municípios na implementação das ações do Pacto.

(D) alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa até o 3.º ano do ensino fundamental, contando com professores alfabetizadores e materiais didáticos ofertados pelo MEC. A avaliação dos alunos abrangidos por esse projeto será feita exclusivamente pela própria escola.

(E) atuar com professores alfabetizadores que desenvolvam um ensino sistemático da escrita alfabética, para que todas as crianças se alfabetizem até o 3.º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática, adquirindo o pleno domínio dos códigos numéricos e da língua culta.

GABARITO

01 - C

Nenhum comentário:

Leia também:

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...